Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A9UG89
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rogerio Vasconcelos Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Valério Fiel da Costapt_BR
dc.contributor.referee2Fernando de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.referee3Ana Claudia de Assispt_BR
dc.creatorNathalia Angela Fragoso Rossipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T12:48:12Z-
dc.date.available2019-08-12T12:48:12Z-
dc.date.issued2015-10-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-A9UG89-
dc.description.abstractThis dissertation is a reflection on the compositional process of two pieces from John Cages aleatoric and indeterminate period, Music of Changes (1951) and Concert for Piano and Orchestra (1957), using as main source of reference the book The Music of John Cage (Pritchett, 1993). These were chosen mainly for the compositional methods applied as well as changes in the role the composer plays. In parallel with the study of the pieces, three compositions People expect listening to be more than listening for percussion and electronics, Pulsações for prepared piano and light and Não tenho nada a dizer e estou dizendo for voice and electronic were developed and analyzed aiming to demonstrate the relationship established with the compositional processes of Cage.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação envolve uma reflexão sobre o processo de composição de duas peças do período aleatório e indeterminado de John Cage, Music of Changes (1951) e Concert for Piano and Orchestra (1957), tendo como principal fonte de referência o livro The Music of John Cage (Pritchett, 1993). Essas peças foram escolhidas sobretudo pelo método de composição e pelas transformações no papel assumido pelo compositor. Em diálogo com peças estudadas, foram desenvolvidas e analizadas três composições People expect listening to be more than listening, para percussão e eletrônica, Pulsações para piano preparado e luz e Não tenho nada a dizer e estou dizendo para voz e eletrônica procurando demonstrar a relação estabelecida com os processos composicionais de Cage.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcasopt_BR
dc.subjectJohn Cagept_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectMúsica indeterminadapt_BR
dc.subject.otherComposição (Música) pt_BR
dc.subject.otherMusica Analise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherCage, Johnpt_BR
dc.titleAcaso e indeterminação no processo de composição: um diálogo com a obra de John Cagept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.