Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AHGJ4A
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Os Choros de Belini Andrade: estilo composicional e suas implicações na performance musical
Autor(es): Leonardo Barreto Linhares
primer Tutor: Fausto Borem de Oliveira
primer miembro del tribunal : Bernardo Vescovi Fabris
Segundo miembro del tribunal: Maurilio Nunes Vieira
Tercer miembro del tribunal: Mauricio Freire Garcia
Resumen: Estudo sobre o estilo composicional do compositor-instrumentista mineiro Belini Andrade (n.1920) sob a ótica da análise estilística (LA RUE, 1992), análise comparativa (COOK, 1987), das práticas de performance e hermenêutica (PALMER, 1986; BLACKING, 2007) e suas implicações na interpretação do choro, seu gênero predileto. A identificação de elementos menos recorrentes dentro da tradição do gênero choro em relação à melodia, harmonia, ritmo e forma (ALMADA, 2006; ALMEIDA, 1999; PRINCE, 2011; SANTOS, 2002; SÈVE, 1999) explica a fama de uma música virtuosística, idiomática, desafiadora e periférica às rodas de choro, ao mesmo tempo em que confere grande unidade ao conjunto de sua obra, que inclui 348 choros editados e 4 discos gravados, até o momento. Faz parte dos procedimentos metodológicos desta pesquisa a gravação e lançamento do CD Chorando com Belini: os choros de Belini Andrade por vários intérpretes, que tem o objetivo de demonstrar os resultados das análises e divulgar sua obra dentro e fora do ambiente acadêmico.
Abstract: Study on the compositional style of the composer-instrumentalist Belini Andrade (n.1920) from Minas Gerais, Brazil, from the perspective of style analysis (LA RUE, 1992), comparative analysis (COOK, 1987), performance practices and hermeneutics (PALMER, 1986 ; BLACKING, 2007), and its implications for the interpretation of the choro, his favorite genre. The identification of less recurring elements within the choro tradition in relation to melody, harmony, rhythm and form (ALMADA, 2006; ALMEIDA, 1999; PRINCE, 2011; SANTOS, 2002; SÈVE, 1999) explains the fame of a virtuosic, idiomatic and challenging music, peripheral to the Brazilian rodas de choro [improvisation choro groups], while yielding great unity to the corpus of his work, which includes 348 edited choros and four albums recorded to date. Methodological procedures of this research include the recording and release of the CD Chorando com Belini: os choros de Belini Andrade por vários intérpretes [Crying with Belini: Belini Andrades choros with several performers] which aims at demonstrating the analysis results promoting his works inside and outside of the academic circles
Asunto: Andrade, Belini Alves de
Musica
Choro (Musica)
Musica Analise, interpretação e apreciação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AHGJ4A
Fecha del documento: 4-oct-2016
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_para_pdf_com_ficha.pdf5.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.