Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQVJ6W
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernando de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Gregory Beyerpt_BR
dc.contributor.referee2Rogerio Vasconcelos Barbosapt_BR
dc.creatorMateus Espinha Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T02:10:23Z-
dc.date.available2019-08-12T02:10:23Z-
dc.date.issued2015-08-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-AQVJ6W-
dc.description.abstractThis work proposes to discuss the performance of concert music pieces written for popular music originated instruments. The focus of the work is on the implications for the performer of the use of instruments out of western music tradition in contemporary works. In this work are included three pieces, Íris, of Alexandre Lunsqui, Concerto para Pandeiro e Quatro Instrumentos, of Tim Rescala, and Boreal III, of Guilherme Bertissolo. I approach several issues inherent to the execution of these pieces, such as the technique of the instruments involved and the various possibilities and interpretive choices possible for each of them. For such, I seek a basis in the work of several performers recognized for their work with this instruments, both in the fields of popular music and concert music. Were also used methods, academic works, videos and books to approach the possibilities of each instrument. Besides that, there is a small musicological discussion around the re-contextualization of these instruments. Inside this project it was commissioned one piece, Boreal III, witch had the colaboration of the performer, who showed and commented diverse possibilities of the instruments used on it.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a discutir a execução de peças de música de concerto escritas para instrumentos provenientes da música popular. O foco do trabalho está nas implicações para o intérprete do uso de instrumentos fora da tradição musical ocidental em obras contemporâneas. Neste trabalho estão incluídas três peças, Íris, de Alexandre Lunsqui, Concerto para Pandeiro e Quatro Instrumentos, de Tim Rescala, e Boreal III, de Guilherme Bertissolo. São abordadas diversas questões inerentes à execução destas peças, tais como a técnica dos instrumentos envolvidos e as diversas possibilidades e escolhas interpretativas possíveis para cada um deles. Para tal, busco embasamento no trabalho de diversos intérpretes reconhecidos pelo seu trabalho com estes instrumentos, tanto no campo da música popular quanto no da música de concerto. Também foram usados métodos, trabalhos acadêmicos, vídeos e livros para abordar as possibilidades de cada instrumento. Além disso, há uma pequena discussão musicológica acerca da recontextualização destes instrumentos. Dentro deste projeto foi encomendada uma peça, Boreal III, a qual teve a colaboração do intérprete, que mostrou e comentou diversas possibilidades dos instrumentos usados na peçapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectperformancept_BR
dc.subjectchocalhos brasileirospt_BR
dc.subjectberimbaupt_BR
dc.subjectPercussãopt_BR
dc.subjectpandeiropt_BR
dc.subject.otherBerimbaupt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherPandeiropt_BR
dc.subject.otherInstrumentos de percussãopt_BR
dc.subject.otherMusica para percussaopt_BR
dc.titleA presença de instrumentos de percussão da música popular na música de concerto: estudo e performance de Íris para berimbau solo, de Alexandre Lunsqui; Concerto para pandeiro, de Tim Rescala; e Boreal III para chocalhos e eletrônica, de Guilherme Bertissolopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_5__correta.pdf2.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.