Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7G7HCE
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fabio Alves da Silva Juniorpt_BR
dc.contributor.referee1Márcia Cristina Zimmerpt_BR
dc.contributor.referee2Paula Lens Limapt_BR
dc.contributor.referee3Heliana Ribeiro de Mellopt_BR
dc.contributor.referee4Vera Lucia M de Oliveira e Paivapt_BR
dc.creatorFernando Goncalves Ferreira Juniorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T07:03:11Z-
dc.date.available2019-08-10T07:03:11Z-
dc.date.issued2008-07-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-7G7HCE-
dc.description.abstractThis thesis investigates the nature of some basic cognitive processes involved in the constructing of a second language (L2) and which underlie the acquisition and use of linguistic formulae and entrenched chunks of language (i.e., sociocognitively conventionalized ones). Chunking processes, which operate right from a neurobiological level and are mediated by probabilistic and attentional processes, seemto guide the development of our knowledge of language. The emergent and dynamic nature of such a view is utterly compatible with connectionist models of learning, representation and processing, i.e., the underlying conception of language as a complex adaptive system expressed throughout this thesis. Additionally, a constructionistapproach and a conception of a lexis-grammar continuum in language learning guide the empirical analyses carried out here. The study comprised an analysis of the spontaneous acquisition of three different types of English constructions (VL = verb + locative, VOL = verb + object + locative, and VOO = verb + object + object or ditransitive) on alongitudinal corpus of naturalistic English learners in the ESF Project (PERDUE, 1993). Results show that these constructions are seeded by the highest-frequent verb exemplars go, put and give, respectively, thus revealing a quite similar developmental pattern for all learners investigated, irrespective of their native languages. Results also demonstrate that such probabilistic distribution observed in the structure of natural languages later facilitates the learning of more abstract verb argument constructions by the learner, due to their first acquiring the most frequent, prototypical, and generic exemplar. Finally, amore qualitative analysis of our data indicates that 1) semantic prototypes optimize the learning of more complex abstract constructions in an L2 and are the result, above all, of continuous cognitive processes of categorization, generalization, and induction of the regularities present in the linguistic input; 2) this process is crucially dependent on typeand token frequencies with which particular constructions appear in the input; 3) L2 development is slow and gradual, moving from an initial heavy reliance on concrete items to the development of more abstract linguistic schemas; and, last but not least, 4) the learning of formulae and chunks depends crucially on token frequency, whilst schematization is heavily dependent on type frequency.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese investiga a natureza dos processos cognitivos básicos envolvidos na aquisição de uma segunda língua (L2) a partir de mecanismos de construção que utilizam fórmulas lingüísticas fixas ou entrincheiradas (i.e., sociocognitivamente determinadas). Processos de chunking, que operaram desde o nível neurobiológico e são mediados por processos probabilísticos e de atenção, parecem guiar o desenvolvimento de nosso conhecimento lingüístico. O caráter dinâmico e emergente de tal concepção de aprendizagem requer a adoção do paradigma conexionista, cujo dinamismo é altamente compatível com a noção de aprendizagem, representação e processamento de línguas naturais defendida nesta tese (i.e., a estrutura lingüística vista como um sistema complexo adaptativo). Além disso, uma abordagem de cunho construcionista e a concepção de um continuum léxico-gramatical na aprendizagem de línguas orientam as análises empíricas conduzidas nesta tese. O estudo consistiu numa análise da aquisição espontânea de três construções em língua inglesa (VL = verbo + locativo, VOL = verbo + objeto + locativo, e VOO = verbo + objeto + objeto ou bitransitivo) em um subcorpus longitudinal de aprendizes de inglês como L2 no Projeto ESF (PERDUE, 1993). Os resultados revelaram que tais construções são totalmente dominadas pelos verbos altamente freqüentes go, put e give, respectivamente, revelando um padrão de desenvolvimento semelhante para todos os sete aprendizes investigados, independentemente de sua língua nativa. Os dados analisados mostraram, ainda, que a distribuição probabilística observada na estrutura de línguas naturais, por meio da qual algumas palavras revelam-se mais freqüentes, mais genéricas e mais prototípicas, tende, posteriormente, a facilitar a aprendizagem de construções mais abstratas da estrututra argumental de uma língua. Finalmente, uma análise mais qualitativa dos dados encontrados em nosso estudo revelou que 1) protótipos semânticos possibilitam a aprendizagem de estruturas esquemáticas mais complexas de uma L2, resultantes, acima de tudo, de processos cognitivos contínuos de categorização, generalização e indução de regularidades presentes no insumo lingüístico de uma dada língua; 2) que tal processo é dependente da freqüência de types e tokens com os quais as construções ocorrem no insumo lingüístico; 3) que o desenvolvimento de interlínguas é pautado por um processo lento e gradual, inicialmente calcado em itens bastante concretos até o desenvolvimento de estruturas lingüísticas mais abstratas; e 4) que a aprendizagem de fórmulas ou chunks depende da freqüência de tokens, ao passo que os processos de esquematização e abstração dependem da freqüência de types.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem de Línguaspt_BR
dc.subjectConexionismopt_BR
dc.subjectNeurobiologia da Aprendizagempt_BR
dc.subjectConstruçõespt_BR
dc.subjectEmergentismopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectChunkingpt_BR
dc.subject.otherLingüísticapt_BR
dc.subject.otherInterlingua (Aprendizagem de linguas)pt_BR
dc.subject.otherSemânticapt_BR
dc.subject.otherConexionismopt_BR
dc.subject.otherNeurobiologiapt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.titleEm construção!: Uma investigação acerca da natureza dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de uma segunda línguapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
680d.pdf4.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.