Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7LXPBA
Type: Tese de Doutorado
Title: A influência dos hiperlinks na leitura de hipertexto enciclopédico digital
Authors: Ilza Maria Tavares Gualberto
First Advisor: Carla Viana Coscarelli
First Referee: Maria Luiza Goncalves Aragao da Cunha Lima
Second Referee: Ricardo Augusto de Souza
Third Referee: Josiane Andrade Militao
metadata.dc.contributor.referee4: Júlio César Rosa de Araújo
Abstract: Neste trabalho, busquei observar a influência dos hiperlinks na construção do significado na leitura de hipertexto enciclopédico digital. Parti do pressuposto de que as características dos termos lingüísticos materializados nos hiperlinks poderiam instigar ou inibir a navegação do hiperleitor. Levei em consideração que tais características eram determinadas por relações vitais mais fortes ou relações tênues entre o hiperlink e o espaço genérico ativado por uma âncora material que representava a temática. Assumi a hipótese de que, na medida em que o hiperleitor acessa determinados hiperlinks, espaços mentais são construídos produzindo espaços emergentes, cujas significações são possíveis através do estabelecimento de relações vitais. Utilizei como aporte a teoria dos Espaços Mentais de Fauconnier (1994, 1997) e a Teoria da Mesclagem Conceitual de Fauconnier e Turner (2002). O corpus desta pesquisa constituiu-se de textos produzidos para um panfleto, de respostas a algumas questões sobre a temática dos hiperlinks, de entrevistas e de observações diretas que tabulei durante a execução das tarefas. Utilizei três versões de um mesmo hipertexto, adaptado da Wikipédia. Na primeira versão, tanto os hiperlinks que remetem ao bloco textual quanto o próprio bloco são materializados por expressões lingüísticas que estabelecem relações vitais com o espaço genérico. Na segunda versão, os hiperlinks são materializados por expressões lingüísticas que estabelecem relações tênues com o espaço genérico, mas o bloco textual a que esses hiperlinks remetem mantém uma relação vital forte com o espaço genérico. Na terceira versão, tanto os hiperlinks quanto o bloco textual a que eles remetem são materializados por expressões lingüísticas que estabelecem relações tênues com o espaço genérico. Tais procedimentos metodológicos permitiram-me constatar que o simples acesso do leitor ao hiperlink e, conseqüentemente, ao bloco textual, não é garantia de que espaços mentais sejam construídos e comprimidos em novas significações. Outra observação interessante refere-se à execução das tarefas propostas, pois, na produção do panfleto, a quantidade de acessos e significações construídas a partir do bloco textual disponibilizado pelo hiperlink foi inferior ao mesmo procedimento na tarefa de responder questões, que instigava, direcionava e, de certa forma, exigia o acesso e a construção das significações. Entretanto, quando os leitores deparavam-se com blocos textuais cujas significações não estabeleciam relações com o espaço genérico ativado, tais significações eram desconsideradas, levando o hiperleitor a utilizar informações do seu próprio repertório de conhecimentos. Além disso, foi possível observar que o número de acessos aos hiperlinks diminuiu em função de o hiperlink não atender à expectativa do hiperleitor. Esta pesquisa leva-nos a concluir, portanto, que, embora seja fundamental que os termos lingüísticos materializados nos hiperlinks estabeleçam relações vitais fortes com o espaço genérico ativado por âncoras materiais, é também necessária a existência de relações vitais do bloco textual ao qual o hiperlink remete com o espaço genérico que está ativado, pois somente a partir dessas relações vitais será possível que mesclagens cognitivas possam ocorrer e que os sentidos possam emergir.
Abstract: This work aimed at observing the influence of hyperlinks in the construction of meaning in the reading of digital encyclopedic hypertext. My starting point was the assumption that the characteristics of the linguistic terms materialized in hyperlinks could instigate or inhibit the hyper-reader´s navigation. I took into account that these characteristics were determined by stronger vital relations or tenuous relations between the hyperlink and the generic space activated by a material anchor thatrepresented the theme. I assumed the hypothesis that since the hyper-reader accesses certain hyperlinks, mental spaces are built producing emergent structures, whose meanings are possible through the establishment of vital relations. I used as theoretical support Fauconnier´s Theory of Mental Spaces (1994, 1997) and Fauconnier and Turner´s Theory of Conceptual Blending (2002). The corpus of thisresearch consisted of texts produced for a pamphlet, answers to some questions on the subject of hyperlinks, interviews and direct observations that were computed from tables during the execution of the tasks. I used three versions of the same hypertext, adapted from Wikipedia. In the first version, both the hyperlinks that refer to the textual block and the block itself are materialized by linguistic expressions that establish vital relations to the generic space. In the second version, the hyperlinksare materialized by linguistic expressions that establish tenuous relations to the generic space, but the textual block to which these hyperlinks refer maintains a strong vital relation to the generic space. In the third version, both the textual hyperlinks and the block to which they refer are materialized by linguistic expressions that establish tenuous relations to the generic space. This methodological procedure allowed me to see that the mere access to the hyperlink and, consequently, to thetextual block, is not a guarantee that mental spaces are constructed and compressed into new meanings. Another interesting point concerns to the execution of the proposed tasks, as in the pamphlet production, the number of accesses and meanings built from the textual block provided by the hyperlink was lower than the same procedure in the task of answering questions, which instigated, directed and in some way required the access and the construction of meanings. However, when the readers came across textual blocks whose meanings did not establish relations to the generic space activated, such meanings were dropped, leading the hyper-reader to use information from its own repertoire of knowledge. It was also noted that the number of accesses to the hyperlinks decreased due to the fact that the hyperlink does not meet the hyper-reader´s expectations. This research leads us to concludethat, although it is essential that the language terms materialized in hyperlinks establish strong vital relations to the generic space activated by material anchors, it is also required the existence of vital relations from the textual block to which the hyperlink refers to the generic space that is activated, because only from these vital relations it will be possible that conceptual blending can occur and that the meaning can emerge.
Subject: Sistemas de hipertexto
Sistemas de multimídia
Compreensão na leitura
Enciclopedias e dicionarios
Mídia digital
World Wide Web (Sistema de recuperação da informação)
Linguagem Efeito de inovações tecnologicas
Espaço e tempo em linguagem
Cognição
Lingüística textual
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7LXPBA
Issue Date: 18-Aug-2008
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
321d.pdf5.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.