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Type: Tese de Doutorado
Title: Projeção de domicílios por modelo multi-estado e aplicação para previsão da frota de automóveis em Belo Horizonte
Authors: Edwan Fernandes Fioravante
First Advisor: Moema Goncalves Bueno Figoli
First Co-advisor: Jose Alberto Magno de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Bernardo Lanza Queiroz
First Referee: Roberto do Nascimento Rodrigues
Second Referee: Simone Wajnman
Third Referee: Elisete Gomides Dutra
metadata.dc.contributor.referee4: GUSTAVO HENRIQUE NAVES GIVISIEZ
Abstract: O domicílio, por ser um local destinado à habitação de uma ou mais pessoas, está sob influência das transformações que ocorrem na população e que podem estar associadas às mudanças de valores culturais e econômicos da sociedade referentes à vida familiar, bem como às componentes demográficas: fecundidade, mortalidade e migração.Este trabalho teve, como objetivo, projetar o número e composição futura dos domicílios de Belo Horizonte, quanto ao número de pessoas e quanto à idade e situação conjugal da pessoa de referência, tendo, em vista, as mudanças nas variáveis demográficas. Para a realização dessas projeções, foi utilizado o modelo multi-estado desenvolvido por Yi (1991), que considera a interdependência entre os eventos demográficos, pois examina a dinâmica familiar e os processos demográficos, que ocorrem dentro do contexto familiar. Para sua implementação, foi necessário estimar as taxas de transição conjugal e a taxa com que os filhos deixam a casa dos pais, com base nos dados do Censo Demográfico de 1991 e 2000 e das PNADs de 2004 e 2005.Sob as hipóteses de taxas declinantes de mortalidade, taxa de fecundidade total igual a 1,49 filhos por mulher e saldo migratório nulo após 2010, a população projetada para o município de Belo Horizonte apresentou um crescimento de 3,1%; enquanto que, o número de domicílios aumentou 37,8% entre 2000 e 2050.Em 2050, haverá uma grande proporção de pessoas casadas acima de 65 anos, dado, provavelmente, à queda de mortalidade projetada, que pode estar fazendo com que os casais permaneçam por mais tempo juntos. Entre 2000 e 2050, haverá um crescimento da proporção dos domicílios de tamanho um (de 10,9% para 20,7%) e de tamanho dois (de 16,2% para 34,2%); enquanto que, a proporção daqueles de tamanho três manter-se-á, praticamente, constante (23%), e decrescente para os domicílios maiores.Para avaliar a influência da mudança na composição dos domicílios, utilizou-se o padrão de posse de automóvel. A frota projetada apresentou-se crescente até 2035, alcançando 743.214 automóveis. Em 2007, a frota observada já correspondia a 730.468 automóveis, indicando o efeito adicional de outras variáveis, dentre elas, as variáveis econômicas.
Abstract: Since the household is a place used by one or more people to live together, it is influenced by transformations that occur in the population and can be related to economical and cultural values of society referring to familial life and also to demographic components: fertility, mortality and migration.The objective of this thesis was to project the number and composition of households of Belo Horizonte by household size and marital status and age of reference person, due to changes in the demographic variables. It was used a multidimensional model developed by Yi (1991) that considers the interdependence between demographic events, because it analyzes the familial dynamic and the demographic processes that occur into the familial context. The data of demographic census of 1991 and 2000 and of PNADs of 2004 and 2005 were used to estimate the rates of marital transitions and leaving parental home.Considering the hypotheses that the mortality will reduce, the total fertility rate will maintain 1,49 children by woman and the number of net-migrants will be equal zero after 2010, the population of Belo Horizonte will rise 3,1%; while the number of households will rise 37,8% between 2000 and 2050.In 2050, Belo Horizonte will have a big proportion of married people, aged 65 or older, probably due to the lower mortality rates that can be contributing to the old couples to live together for a long time. From 2000 until 2050, the number of households of size one will rise from 10,9% to 20,7% and the households of size two from 16,2% to 34,2%; while the proportion of households of size three will be remained practically constant (23%), and decreasing the proportion concerning the biggest households.To evaluate the influence of the change in the household composition, the standard of automobile ownership was used. The forecasted fleet of Belo Horizonte will rise until 2035, reaching 743.214 automobiles. In 2007, the observed fleet already corresponded to 730.468 automobiles, indicating the additional effect of others variables, for example, the economical ones.
Subject: Mobilidade residencial
Veiculos a motor Frotas Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG) População urbana
Geografia da população Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-7SUK7B
Issue Date: 2-Apr-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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