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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QLAY
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Angela Imaculada L de F Dalben | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria de Fatima Cardoso Gomes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leila de Alvarenga Mafra | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maria de Lourdes Rocha de Lima | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Glaura Vasques de Miranda | pt_BR |
dc.creator | Claudia Silva Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T08:34:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T08:34:50Z | - |
dc.date.issued | 2009-10-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QLAY | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem por objeto de estudo o olhar dos gestores da Proposta Político Pedagógica Escola Plural, de Belo Horizonte, e dos professores municipais que vivenciaram a implementação da mesma na prática cotidiana. Nesses anos de vigência da proposta, vislumbramos limitações, contradições e críticas, mas também constatamos avanços nas práticas escolares e o reconhecimento social do objetivo da Escola Plural com a formação plena dos educandos, embora ainda seja preciso caminhar na aprendizagem formal. Esta pesquisa traz, então, o olhar e o pensamento dos gestores e professores da Escola Plural, desde a elaboração até os dias atuais, sobre as possibilidades e avanços da proposta, assim como as dificuldades, limitações, entraves e o que não foi possível ser implementado, além de propostas de continuidade e aperfeiçoamento do projeto inicial ou de tomada de novos rumos. A abordagem qualitativa caracterizou-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com os dois segmentos, procurando explicitar seus sentimentos e expectativas em relação ao processo como um todo. Os dados levantados possibilitaram discutir os pontos mais polêmicos, assim como ressaltar o movimento desencadeado na construção de uma escola pública, de qualidade e para todos. A conclusão do trabalho aponta que a Escola Plural teve seu período de vigência, sendo que, neste período, a comunidade escolar vivenciou um processo de mudanças e inovações multifacetado e complexo, no qual estiveram presentes avanços, retrocessos, permanências, contradições, limitações, lacunas. Acredita-se que houve um saldo positivo, uma vez que as experiências vividas ajudam na reflexão das demandas e na busca deajustes e soluções para estas, mesmo que por um caminho diferente do que vinha sendo trilhado até então, e que está em curso atualmente na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Escola plural | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Gestores e professores | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e estado | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | A Escola Plural anos depois: a voz de gestores e docentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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