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dc.contributor.advisor1Angela Imaculada L de F Dalbenpt_BR
dc.contributor.referee1Maria de Fatima Cardoso Gomespt_BR
dc.contributor.referee2Leila de Alvarenga Mafrapt_BR
dc.contributor.referee3Maria de Lourdes Rocha de Limapt_BR
dc.contributor.referee4Glaura Vasques de Mirandapt_BR
dc.creatorClaudia Silva Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T08:34:50Z-
dc.date.available2019-08-13T08:34:50Z-
dc.date.issued2009-10-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QLAY-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objeto de estudo o olhar dos gestores da Proposta Político Pedagógica Escola Plural, de Belo Horizonte, e dos professores municipais que vivenciaram a implementação da mesma na prática cotidiana. Nesses anos de vigência da proposta, vislumbramos limitações, contradições e críticas, mas também constatamos avanços nas práticas escolares e o reconhecimento social do objetivo da Escola Plural com a formação plena dos educandos, embora ainda seja preciso caminhar na aprendizagem formal. Esta pesquisa traz, então, o olhar e o pensamento dos gestores e professores da Escola Plural, desde a elaboração até os dias atuais, sobre as possibilidades e avanços da proposta, assim como as dificuldades, limitações, entraves e o que não foi possível ser implementado, além de propostas de continuidade e aperfeiçoamento do projeto inicial ou de tomada de novos rumos. A abordagem qualitativa caracterizou-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com os dois segmentos, procurando explicitar seus sentimentos e expectativas em relação ao processo como um todo. Os dados levantados possibilitaram discutir os pontos mais polêmicos, assim como ressaltar o movimento desencadeado na construção de uma escola pública, de qualidade e para todos. A conclusão do trabalho aponta que a Escola Plural teve seu período de vigência, sendo que, neste período, a comunidade escolar vivenciou um processo de mudanças e inovações multifacetado e complexo, no qual estiveram presentes avanços, retrocessos, permanências, contradições, limitações, lacunas. Acredita-se que houve um saldo positivo, uma vez que as experiências vividas ajudam na reflexão das demandas e na busca deajustes e soluções para estas, mesmo que por um caminho diferente do que vinha sendo trilhado até então, e que está em curso atualmente na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEscola pluralpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectGestores e professorespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação e estadopt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e Administraçãopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleA Escola Plural anos depois: a voz de gestores e docentespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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