Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-98BV2B
Type: Monografias de Especialização
Title: O uso de sistema de gerenciamento de banco de dados para controle de contratos: estudo de caso em uma empresa de construção pesada de Belo Horizonte MG
Authors: Cristiane de Lima Caputo Abreu
First Advisor: Eduardo Ribeiro Felipe
Abstract: Atualmente lidando com grandes quantidades de informação, as organizações sentiram a necessidade de gerenciarem e compartilharem esta informação de forma rápida e eficiente. Entretanto, informação só é estratégica e se transforma em conhecimento quando é gerenciada de forma eficaz. Ao fornecer mecanismos efetivos de gerenciamento de grandes grupos de informações, os denominados Sistemas de Gerenciamento de Dados cumprem a função de tornar mais descomplicada a tarefa de manter e recuperar grandes quantidades de dados. Esta pesquisa, baseada em contribuições teóricas da Ciência da Informação e em arcabouços de ferramentas da Tecnologia da Informação, visa a analisar e otimizar o processo de controle de contratos de subempreiteiros e de locação de equipamentos de uma empresa de construção pesada de Belo Horizonte MG. A metodologia, desenvolvida a partir de um estudo de caso, abrangeu a modelagem dos projetos lógico e físico para a criação de um protótipo de um sistema de gerenciamento de banco de dados. Além da questão do uso de um banco de dados para controle dos contratos, no decorrer da pesquisa, verificou-se também a necessidade de uma ferramenta para compartilhamento das informações pelos departamentos e obras da empresa. Acredita-se que o uso de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados para controle de contratos irá garantir a administração das informações de forma mais consistente, eficaz e eficiente, além de permitir também dinamismo no compartilhamento destas.
Abstract: Currently dealing with a great amount of information, the organizations realized there is a need to manage and share this information in a quick and efficient fashion. However, the information is relevant and becomes knowledge only when it is efficiently managed. By making available effective tools for great groups of information management, the so called Data Management Systems are successfully used to keep and retrieve a great amount of data. This paper, based on the theoretical contribution from the Science of Information and on the basic tools from the Technology of Information, aims to analyze and to improve the process of the undertaking and equipment rental contracts control for a heavy construction company in Belo Horizonte, Brazil. The methodology, developed from a case study, comprehended conceiving the logical and physical project for the creation of a databank management system prototype. With the research development, became clear the need of an additional tool for sharing information thought out the different departments of the company. We believe that a Databank Management System for contracts control will assure the information management in a consistent, effective and efficient manner, besides allowing a faster information sharing.
Subject: Banco de dados  Administração  
Projeto de banco de dados  
Modelagem de dados  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-98BV2B
Issue Date: 13-Dec-2011
Appears in Collections:Especialização em Arquitetura Organização da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_aoi.pdf771 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.