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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Formação de estratégia logística: um estudo multicasos no setor moveleiro
Autor(es): Wescley Silva Xavier
Primeiro Orientador: Ricardo Silveira Martins
Resumo: Esse trabalho visa compreender como a formação de estratégias logísticas nas empresas se relaciona com características de suas estruturas organizacionais e com seus processos de planejamento, uma vez que são poucos os trabalhos dedicados ao estudo da logística nesse tipo de organização. Para tal, foi realizado um estudo multicasos com abordagem qualitativa junto a quatro empresas do APL Moveleiro de Ubá-MG, no qual a amostra foi selecionada por conveniência e acessibilidade. Com o uso de entrevistas em profundidade e da análise de conteúdo, buscou-se compreender a estrutura organizacional das empresas e a forma com que as estratégias e o planejamento são desenvolvidos, particularmente no que diz respeito à centralização das decisões em maior ou menor nível. As entrevistas permitiram também compreender a formação de estratégias logísticas a partir dopensamento estratégico presente nas empresas estudadas. As análises foram realizadas com base no modelo teórico de Gersick et al. (2003) que aborda a influência da participação da família na estrutura das empresas, sendo utilizados nesse estudo os eixos de desenvolvimento da empresa e da propriedade. Por outro lado, a compreensão das estratégias logísticas teve como base o modelo proposto por Halley e Guilhon (1997), no qual a percepção de aspectos logísticos internos e externos implica em estratégias deliberadas, reativas ou adaptativas, e também indica a eficiência logística baseada na redução de custo, na organização ou na criação de valor. Esse trabalho abrange as funções logísticas como compras, estoque, produção e distribuição, considerando também a transparência das informações e o desenvolvimento de parcerias como resultados de umprocesso de criação de estratégia centralizada ou descentralizada. Os resultados mostram que a descentralização dos processos de tomada de decisão está inter-relacionada com a presença da família, bem como com o desenvolvimento da empresa. Quanto ao processo de desenvolvimento de estratégias, as empresas com menor presença da família na gerência apresentam planejamento formal e estratégias deliberadas, nas quais são estabelecidos posicionamentos e metas de crescimento. Por outro lado, as empresas com forte presença familiar na gerência, apresentam planejamento não formal e estratégiasreativas, principalmente em relação à necessidade de lançar novos produtos. Quanto ao uso da logística como estratégia, verificou-se que esta não está relacionada à formalização do planejamento, uma vez que em todas as empresas predomina o caráter reativo da logística.
Abstract: This work aims to understand the relationships between the development of logistics strategies in the enterprises, its organizational structure characteristics and its planning process, since to date few research endeavors were dedicated to study logistics in such kind oforganization. For this purposed objective, a multi-case study with a qualitative approach in four enterprises belonging to the Ubá-MG Furniture Cluster was conducted, which a sample obtained by convenience and accessibility. Using deep-interviewing and content analysis, it was the aim to comprehend the enterprises organizational structure as well as how strategies and plans are developed in such structures, specifically related with decision centralizations in a higher or lower level. Interviews also provided support to understand the development of the logistical strategy based on the overall strategy thinking of the organizations participating on this study. The analysis were based on the Gersick et al. (2003) theoretical model that approaches the influence of the familys participation on the enterprises structures, wherever it was used for this study the enterprises and property development basis. By other hand, the comprehension about logistics strategies was based on the model proposed by Halley andGuilhon (1997), in which the perception about internal and external logistics aspects results to deliberated, reactive or adaptive strategies, moreover it indicates the logistic efficiency based on cost reduction, organization or value creation. This work embraces the logistics functionsas purchasing, inventory, production and distribution, also considering the information disclosure and the development of partnerships as result of either a strategy creation process centralized or decentralized. The findings show evidences that decentralization of decisionmakingprocess is related with the family presence, likewise with the enterprisesdevelopment. Concerning to the strategy development process, enterprises with a low presence of family membership management shows formal planning and deliberated strategies, in which strategic position and growth targets are established. Otherwise,enterprises with a strong family presence in management shows non-formal planning and reactive strategies, mainly related the necessity of introduce new products. Concerning to use of logistic as strategy, it was possible to verify that logistic is not related with aspects of aformal or informal planning, in such wise as to all companies show a reactive role for logistic.
Assunto: Logística empresarial
Adminstração
 Pequenas e médias empresas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-999PWC
Data do documento: 13-Set-2009
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