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dc.contributor.advisor1Marlene Catarina de O Lopes Melopt_BR
dc.contributor.referee1Ester Eliane Jeunonpt_BR
dc.contributor.referee2Antonio Luiz Marquespt_BR
dc.contributor.referee3Jose Edson Larapt_BR
dc.creatorOcleia Gomes de Araujo Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T11:47:29Z-
dc.date.available2019-08-13T11:47:29Z-
dc.date.issued2004-08-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BFK7P-
dc.description.abstractThe models to reward employees have been widespread and adapted to the new the business world we live, considering the new ways to manage the man-power. The bonus systems have come as an additional alternative to reward and keep talent in the companies. It is a polemic theme that has been discussed in the employees administration area. At UN-BSOL, the bonus system was applied in the year of 2000 and caused some conflicts in the organization, because the management model requires the man-power to work in groups, sharing ideas, results, practicing cooperation, but the bonus system rewards individually while the employees expect group rewards. Considering this aspect, the present paper had the objective to describe and demonstrate the impacts of the bonus system implementation on the work groups, according to the UN-BSOL employees perception. It was made a case study using 31 interviews from total of 352 employees. It was verified that the bonus system has generated positive and negative impacts on the work group. As positive impacts, the employees pointed out that the bonus system made possible the interaction among the workers and stimulated the creativity and also can be used to reward the work of some employees. As negative impacts, the bonus system generated competition among the employees and dissatisfactions about the way it was used, among the items that caused the dissatisfaction one of the most important is the missing of fare parameters. It is recommended that while applying a model of employees reward, among other aspects, it must be considered the subjectivity of the process, the cultural aspects of the organization, and also the sensibility of the employees about the applied model. The results of the paper may be considered valuable, not only for the gain of academic knowledge about the theme, but also for presenting a contribution to the company about the reward process on the employees.pt_BR
dc.description.resumoOs modelos de recompensar os empregados vêm sendo ampliados e adaptados ao contexto em que vive hoje o mundo empresarial, tendo em vista as novas formas de gestão de pessoas. Os sistemas de bonificações têm surgido como mais uma alternativa para premiação e retenção de talentos nas organizações. É um tema polêmico e vem sendo bastante discutido na área de administração de pessoal. Na UN-BSOL, o bônus foi implantado no ano de 2000 e causou alguns conflitos na organização, pois o modelo de gestão necessita que seus empregados trabalhem em equipes, compartilhando idéias, resultados, exercitando a cooperação, mas o bônus premia individualmente, quando os empregados esperam um reconhecimento em equipes. Nesse sentido, o presente trabalho teve como principal objetivo descrever e demonstrar impactos da implantação do sistema de bônus nas equipes de trabalho na percepção dos empregados da UN-BSOL. Foi realizado um estudo de caso e, por meio de entrevistas a 31 empregados, em um universo de 352, verificou-se que a adoção do sistema de bônus gerou impactos positivos e negativos no trabalho em equipe. Como impactos positivos, os empregados responderam que o bônus favorece um maior envolvimento das pessoas com os trabalhos, estimula a criatividade e serve para reconhecer o serviço de alguns empregados. Como impactos negativos, o bônus gerou, principalmente, competição entre os empregados e descontentamento pela forma como foi utilizado, destacando-se, dentre outros itens, principalmente a falta de critérios justos. Recomenda-se que, ao se aplicar um modelo de reconhecimento de empregados, dentre outros aspectos, seja levada em consideração a subjetividade no processo, os aspectos culturais da organização, bem como a sensibilização dos empregados para o modelo a ser aplicado. Os resultados da pesquisa podem ser considerados valiosos, não somente por agregarem valor ao conhecimento acadêmico sobre o tema, mas também por se apresentarem como contribuições à empresa pesquisada, relativamente à condução dos processos de reconhecimento de empregados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo de gestãopt_BR
dc.subjectCompetiçãopt_BR
dc.subjectEquipept_BR
dc.subjectSistemas de bonificaçõespt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subject.otherSalários Administraçãopt_BR
dc.subject.otherPessoal Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleImpactos da implantação do sistema de bônus em equipes de trabalho: um estudo de caso na UN-BSOL Petrobrás na Amazôniapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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