Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BXGNP
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Montagem de cargas e sequenciamento de caminhões em um centro de distribuição
Autor(es): José Paulo da Silva Neto
primer Tutor: Martin Gomez Ravetti
Resumen: A gestão da cadeia de suprimentos tem se tornado fator-chave para o sucesso de organizações que atuam nos mercados dinâmicos de hoje. Falando-se em estratégias de planejamento logístico, o desempenho dos Centros de Distribuição (CD) assumem vital importância neste contexto. Esta dissertação está focada em alguns dos problemas de otimização que surgem na operação diária de um CD e baseia-se em um caso real de uma grande empresa do setor siderúrgico. Mais especificamente, o trabalho se concentra no processo de recuperação de produtos no estoque e envio a seus clientes. Assim, com o objetivo de otimizar estas operações, os problemas de montagem de cargas e sequenciamento de caminhões são formulados. Na abordagem proposta, os problemas serão considerados de forma independente. Um modelo matemático é proposto para a montagem de cargas e o clássico algoritmo de Johnson é usado para resolver o problema de sequenciamento modelado como Flow-Shop. Ao final, os direcionamentos da pesquisa são apresentados e discutidos.
Abstract: The supply chain management had become a key factor for the success of organizations in todays dynamical markets. Speaking on strategies for logistics planning, the Distribution Centers (CD) performance are of critical importance. This dissertation focuses on optimization problems raised in daily operations of a CD. It is based on a real case of a major steel company. More specifically, the work focuses on the process of picking up and shipping products to clients. Thus and with the objectiveof optimizing this operations, the problems of assembling the cargo and scheduling the trucks are formulated. As first attempt, the problems will be considered independently. A mathematical model is proposed for assembling of the cargo and the well-known Johnson algorithm is used to solve the scheduling problem modeled as a Flow-Shop. Finally, research directions are presented and discussed.
Asunto: Logística empresarial
Engenharia de produção
Distribuição de mercadorias
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BXGNP
Fecha del documento: 29-may-2013
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_jp.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.