Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BXGNP
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Montagem de cargas e sequenciamento de caminhões em um centro de distribuição
Autor(es): José Paulo da Silva Neto
Primeiro Orientador: Martin Gomez Ravetti
Resumo: A gestão da cadeia de suprimentos tem se tornado fator-chave para o sucesso de organizações que atuam nos mercados dinâmicos de hoje. Falando-se em estratégias de planejamento logístico, o desempenho dos Centros de Distribuição (CD) assumem vital importância neste contexto. Esta dissertação está focada em alguns dos problemas de otimização que surgem na operação diária de um CD e baseia-se em um caso real de uma grande empresa do setor siderúrgico. Mais especificamente, o trabalho se concentra no processo de recuperação de produtos no estoque e envio a seus clientes. Assim, com o objetivo de otimizar estas operações, os problemas de montagem de cargas e sequenciamento de caminhões são formulados. Na abordagem proposta, os problemas serão considerados de forma independente. Um modelo matemático é proposto para a montagem de cargas e o clássico algoritmo de Johnson é usado para resolver o problema de sequenciamento modelado como Flow-Shop. Ao final, os direcionamentos da pesquisa são apresentados e discutidos.
Abstract: The supply chain management had become a key factor for the success of organizations in todays dynamical markets. Speaking on strategies for logistics planning, the Distribution Centers (CD) performance are of critical importance. This dissertation focuses on optimization problems raised in daily operations of a CD. It is based on a real case of a major steel company. More specifically, the work focuses on the process of picking up and shipping products to clients. Thus and with the objectiveof optimizing this operations, the problems of assembling the cargo and scheduling the trucks are formulated. As first attempt, the problems will be considered independently. A mathematical model is proposed for assembling of the cargo and the well-known Johnson algorithm is used to solve the scheduling problem modeled as a Flow-Shop. Finally, research directions are presented and discussed.
Assunto: Logística empresarial
Engenharia de produção
Distribuição de mercadorias
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BXGNP
Data do documento: 29-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_jp.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.