Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTHTM
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A educação permanente em saúde e sua contribuição para a formação do enfermeiro educador |
Autor(es): | Dardane Resende Barbosa |
Primeiro Orientador: | Katia Ferreira Costa Campos |
Resumo: | A educação permanente, segundo documentos da UNESCO, citados pela OPAS pode ser concebida como uma contínua aprendizagem cuja duração se confunde com a vida acadêmica e profissional. É uma relação envolvente em todas as formas, as expressões e os momentos do ato educativo. Este estudo teve por objetivo discutir a importância da educação permanente em saúde para a formação do enfermeiro educador para tanto utilizou-se da revisão integrativa de literatura como metodologia. A amostra foi composta de 26 artigos indexados em base de dados LILACS e SciELO, em idioma português do período de 2010 à junho de 2011. Conclui-se a partir da reflexão e discussão feita nesse estudo que a importância da educação permanente em saúde é percebida na formação do enfermeiro ao passo que possibilita a transformação dos seus processos formativos, das práticas pedagógicas e de saúde, aproximando-o cada vez mais das necessidades da população por ele atendida. |
Abstract: | Lifelong learning, according to UNESCO documents, cited by PAHO can be conceived as a continuous learning whose life is intertwined with the academic and professional life. It is a relationship involving in all forms, expressions and moments of the educational act. This study aimed to discuss the importance of continuing health education for the training of the nurse educator for so we used integrative review of literature as a methodology. The sample consisted of 26 articles indexed in the database LILACS and SciELO, in Portuguese the period 2010 to June 2011. It follows from the reflection and discussion in this study that the importance of continuing health education is perceived in nursing education while enabling the transformation of its educational processes, teaching practices and health, toward increasingly needs of the population served by it. |
Assunto: | Educação Continuada em Enfermagem |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTHTM |
Data do documento: | 10-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc.pdf | 356.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.