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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Competências a serem desenvolvidas na formação gerontogeriátrica em enfermagem de nível médio: uma revisão de literatura
Autor(es): Cezar Bruno Pedroso
Primeiro Orientador: Dacle Vilma Carvalho
Primeiro membro da banca : Lindalva Carvalho Armond
Resumo: Os profissionais de enfermagem de nível médio estão em maior numero que os de profissionais de nível superior nas instituições de saúde, e realizam a maioria dos cuidados prestados aos pacientes idosos. O profissional de enfermagem de nível médio, formado por competências é capaz de entender o porquê de seu fazer, e busca realizar suas atividades, fundamentando na problematização, valorização e integração de todas as dimensões do conhecimento. Esse trabalho tem o objetivo de identificar competências a serem desenvolvidas no profissional de enfermagem de nível médio para a assistência às necessidades de saúde da pessoa idosa. Trata-se de uma pesquisa de revisão da literatura integrativa, através de fontes secundárias. As publicações foram selecionadas nas bases de dados SCIELO, LILACS e BDENF, através de descritores padronizados e pertinentes a pesquisa. Foram encontradas 24317 publicações, onde após análise dos critérios de inclusão e exclusão, participaram da pesquisa 08 publicações. Todos os estudos selecionados eram de Enfermeiros, publicados em diferentes periódicos e realizadas em diferentes estados brasileiros no período de 2003 a 2010. Os resultados demonstraram competências que abrangem ás áreas das competências/habilidades, competências/conhecimentos, competências atitudes, que contemplam a globalidade das necessidades de saúde da pessoa idosa. A pesquisa demonstrou uma incipiência nas publicações nacionais que contemplam a formação profissional em enfermagem de nível médio por competências no campo gerontológico. Evidencia se que a formação por competência, exige a participação do aluno e do enfermeiro docente no processo de ensino aprendizagem, e ainda, que para atender as necessidades de saúde da pessoa idosa, é necessário o desenvolvimento de competências profissionais em diversas áreas, possibilitando superar a fragmentação do cuidado e a valorização de uma atuação holística e com qualidade junto à pessoa idosa.
Abstract: The mid-level nursing professionals are in the largest number of top-level professionals in healthcare institutions, and carry out most care to elderly patients. The mid-level nursing professional, formed by powers is able to understand why your doing, this search perform their professional activities, stating the problematization, valuing and integrating all dimensions of knowledge. This work aims to identify competencies to be developed in the Middle nursing professional for assistance to the health needs of the elderly person. It is an integrative review of the literature search, through secondary sources. The publications were selected in the databases LILACS and SCIELO, BDENF, through standardized descriptors and relevant research. 24317 publications, where after examination of the criteria of inclusion and exclusion, participated in the survey 08 publications. All selected studies were nurses, published in different journals and performed in different Brazilian States in the period from 2003 to 2010. The results demonstrated competencies covering ACE areas of competences/skills/knowledge, sk ills, attitudes, skills, covering the whole of the health needs of the elderly person. Research has demonstrated a Senegalese fishing stocks in national publications covering the vocational training in nursing of medium level competence in the field gerontológico. Highlights if that training for competence, requires the participation of the student and nurse lecturer in the process of learning, and that to meet the health needs of the elderly person, it is necessary to the development of professional skills in various areas, making it possible to overcome the fragmentation of care and the promotion of a holistic performance and quality with the older person.
Assunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGEG
Data do documento: 2-Mar-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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