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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Educação em saúde dentro do sistema prisional do Brasil: uma revisão integrativa
Autor(es): Vanderleia Aparecida Bastos de Oliveira
primer Tutor: Lindalva Carvalho Armond
primer miembro del tribunal : Dacle Vilma Carvalho
Resumen: A educação em saúde no sistema penal é uma iniciativa pelos direitos humanos e para o controle ou mesmo a redução dos agravos mais frequentes que acometem a população penitenciária. A saúde como um direito dos presos e sua adesão contribui para ações que representarão a melhoria das condições de saúde dos detentos implicando também em mudanças nas condições de encarceramento. O presente trabalho teve como objetivo identificar qual é o processo de educação em saúde existente dentro do sistema prisional do Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura desenvolvida com uma amostra de 07 artigos publicados em português e no período de 1999 a 2010, identificados nas bases de dados BDENF, LILACS e MINISTÉRIO DA SAÚDE. A educação em saúde pode contribuir para a desconstrução de idéias equivocadas, por isso há necessidade de conhecer como ocorre a educação em saúde dentro do sistema prisional do país. Pela análise dos resultados apresentados pelos diversos autores conclui-se que o sistema penal, necessita ser transformado para que as concepções e as práticas de saúde ultrapassem os muros da prisão e possibilitem o questionamento dos diferentes sistemas que dão suporte para o respeito à vida, à dignidade e aos direitos da pessoa humana, considerando as especificidades próprias da condição destes clientes.
Abstract: Health education in the criminal justice system is an initiative of human rights and to control or reduce the most frequent disorders that affect the prison population. Health as a right of prisoners and their adherence contributes to actions that represent the improvement of health conditions of inmates also implying changes in prison conditions. This study aimed to identify which is the process of health education within the existing prison system in Brazil. It is an integrative literature review conducted with a sample of 07 articles published in Portuguese and in the period 1999 to 2010, identified in the databases BDENF, LILACS and the HEALTH MINISTRY. Health education can contribute to the deconstruction of misconceptions, so no need to know how does the health education within the prison system in the country. Analysis of the results presented by different authors conclude that the criminal justice system, needs to be transformed so that the conceptions and practices of health beyond the prison walls and allow the questioning of the various systems that support the respect for life, rights and dignity of the human person, considering the specificities of the condition of these customers.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVF5S
Fecha del documento: 2-mar-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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