Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVG36
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Avaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduação
Autor(es): Juliana Ramos Mateus
primer Tutor: Elizabeth Mendes das Gracas
primer miembro del tribunal : Maria Ligia Dias Barbosa
Resumen: O aprendizado prático é uma atividade inerente da enfermagem, por isto é uma necessidade durante a formação profissional do enfermeiro. Esta revisão integrativa da literatura analisou as produções científicas brasileiras relacionadas com a avaliação discente realizadas durante o ensino clínico, nos cursos de graduação em enfermagem. Para a seleção dos cento e doze artigos incluídos na população, utilizou-se a Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e a amostra constituí-se de oito artigos. Após análise dos dados chegou-se as seguintes categorias: processo avaliativo, avaliação de técnica, instrumento de avaliação, avaliação e ansiedade, avaliação e prática da simulação. Observou-se durante a reflexão dos estudos selecionados que apesar, os modelos utilizados parecem ainda seguirem critério que procuram garantir as características objetivas de estabelecer medidas para julgar o desempenho do aluno, sem dar muita ênfase as múltiplas competências para formação integral do aluno. Conclui-se, diante da relevância da avaliação na prática da enfermagem, que o assunto merece mais discussão para que reverta em pesquisas capazes de apontarem novos caminhos na busca de melhoria deste processo.
Abstract: The practical learning is an inherent activity of nursing, for it is a necessity during the training of nurses. This integrative literature review analyzed the Brazilian scientific production related to student evaluation performed during the clinical training in graduate programs in nursing. For the selection of one hundred and twelve articles included in the population, we used the Database of Nursing (BDENF) and Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), and the sample is constituted of eight articles. After analyzing the data arrived the following categories: the evaluation process, evaluation of technical, tool evaluation, and anxiety, evaluation and practice of simulation. It was noted during the discussion of selected studies that although the models used still seem to follow criteria that seek to guarantee the objective characteristics for measures to judge the performance of the student, without much emphasis on the multiple skills for education of the student. We conclude, given the importance of the evaluation in nursing practice, the issue deserves more discussion to revert research can suggest new avenues in pursuit of improving this process.
Asunto: Educação Continuada em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVG36
Fecha del documento: 18-may-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
avalia__o_discente_durante_o_ensino_pr_tico_da_enfermagem____nos_cursos_de__gradua__o_.pdf650.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.