Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVG36
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dc.contributor.advisor1Elizabeth Mendes das Gracaspt_BR
dc.contributor.referee1Maria Ligia Dias Barbosapt_BR
dc.creatorJuliana Ramos Mateuspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T12:34:10Z-
dc.date.available2019-08-12T12:34:10Z-
dc.date.issued2012-05-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVG36-
dc.description.abstractThe practical learning is an inherent activity of nursing, for it is a necessity during the training of nurses. This integrative literature review analyzed the Brazilian scientific production related to student evaluation performed during the clinical training in graduate programs in nursing. For the selection of one hundred and twelve articles included in the population, we used the Database of Nursing (BDENF) and Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), and the sample is constituted of eight articles. After analyzing the data arrived the following categories: the evaluation process, evaluation of technical, tool evaluation, and anxiety, evaluation and practice of simulation. It was noted during the discussion of selected studies that although the models used still seem to follow criteria that seek to guarantee the objective characteristics for measures to judge the performance of the student, without much emphasis on the multiple skills for education of the student. We conclude, given the importance of the evaluation in nursing practice, the issue deserves more discussion to revert research can suggest new avenues in pursuit of improving this process.pt_BR
dc.description.resumoO aprendizado prático é uma atividade inerente da enfermagem, por isto é uma necessidade durante a formação profissional do enfermeiro. Esta revisão integrativa da literatura analisou as produções científicas brasileiras relacionadas com a avaliação discente realizadas durante o ensino clínico, nos cursos de graduação em enfermagem. Para a seleção dos cento e doze artigos incluídos na população, utilizou-se a Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e a amostra constituí-se de oito artigos. Após análise dos dados chegou-se as seguintes categorias: processo avaliativo, avaliação de técnica, instrumento de avaliação, avaliação e ansiedade, avaliação e prática da simulação. Observou-se durante a reflexão dos estudos selecionados que apesar, os modelos utilizados parecem ainda seguirem critério que procuram garantir as características objetivas de estabelecer medidas para julgar o desempenho do aluno, sem dar muita ênfase as múltiplas competências para formação integral do aluno. Conclui-se, diante da relevância da avaliação na prática da enfermagem, que o assunto merece mais discussão para que reverta em pesquisas capazes de apontarem novos caminhos na busca de melhoria deste processo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAlunos de enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subject.otherEducação Continuada em Enfermagempt_BR
dc.titleAvaliação discente durante o ensino prático da enfermagem nos cursos de graduaçãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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avalia__o_discente_durante_o_ensino_pr_tico_da_enfermagem____nos_cursos_de__gradua__o_.pdf650.24 kBAdobe PDFView/Open


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