Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9MFW
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Contribuições do brincar nas interações sociais criança: revisão de literatura
Autor(es): Katrine Gracielle Siqueira de Souza
Primeiro Orientador: Marcia Bastos Rezende
Primeiro membro da banca : Livia de Castro Magalhaes
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo, investigar a contribuição do brincar nas interações sociais da criança. Foi realiza revisão da literatura no período de julho a agosto de 2010 por meio da busca eletrônica de artigos científicos indexados nas seguintes bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scielo, Bireme e PubMed. Os critérios de inclusão foram artigos publicados no período de 2000 a 2010. Os critérios de exclusão para essa revisão foram artigos de revisão bibliográfica, artigos publicados no idioma inglês e artigos publicados antes de 2000. Dos artigos encontrados, nove preencheram os critérios de inclusão. A análise apontou que existem fatores como o ambiente, o gênero e a faixa etária que podem interferir na interação social. Conclui-se que apesar da característica das amostras dos artigos variarem bastante o brincar pode contribuir para que ocorra interação social entre crianças, ambientes e até mesmo objetos.
Abstract: The aim of the present study was to investigate the contribution play to social interactions in children. A literature review considering the period of july to august 2010 was performed through electronic search of scientific articles indexed in the following databases: Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), SciELO, PubMed and BIREME. The inclusion criteria were articles published during the period 2000 to 2010. The exclusion criteria for this review were, articles published in English and articles published before 2000. Of the articles found, nine fullfilled the inclusion criteria. The analysis showed that there are factors such as environment, gender and age group that can interfere with social interaction. It was conclude that despite the characteristic of the samples in the articles varied widely, play can contribute to social interaction between children, environments and even objects.
Assunto: Interação social
Jogos infantis
Brinquedos
Brincadeiras
Crianças Desenvolvimento
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9MFW
Data do documento: 25-Ago-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho_de_conclus_o_de_curso.pdf371.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.