Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFFCT
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Ciência atraente e recreativa: revistas populares de divulgação científica, Argentina e Brasil (1928-1960)
Autor(es): Catarina Capella Silva
primer Tutor: Bernardo Jefferson de Oliveira
primer miembro del tribunal : Giselle Martins Venancio
Segundo miembro del tribunal: Ildeu de Castro Moreira
Tercer miembro del tribunal: Ana Maria de Oliveira Galvao
Cuarto miembro del tribunal: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Quinto miembro del tribunal: Graciela de Souza Oliver
Resumen: Nesta tese, analisamos na perspectiva do estudo comparado, quatro publicações de divulgação científica editadas no Brasil e na Argentina no período de 1928 a 1960 com o objetivo de compreender como se constituiu o processo de disseminação da cultura científica nas sociedades brasileira e argentina. Como fonte de pesquisa, utilizamos os periódicos brasileiros Ciência Popular e Ciência Ilustrada e os títulos argentinos dentre os quais se apresenta a edição homônima da brasileira Ciência Popular e as edições da revista Hobby. Consideramos como marco inicial o ano de 1928, data da primeira edição do primeiro número da Revista Ciência Popular argentina e finalizamos no ano de 1960, quando a Revista Ciência Popular brasileira encerra as suas atividades. Este é um período de transformações políticas, econômicas e sociais que afetaram ambos os países. A sociedade argentina ficou marcada pelos processos de urbanização, alfabetização e modernização econômica. O saber científico e a ideologia da técnica acabariam por orientar novos valores na elite letrada do país e na senda do progresso os periódicos de divulgação científica abarcariam a cultura popular argentina. Neste período, no Brasil, a ideologia do progresso e da modernidade também causaria mudanças que acabariam por se disseminar por toda a sociedade. Contudo, somente após a Segunda Guerra Mundial, houve um aumento significativo das iniciativas de divulgação científica no Brasil. Observamos que um dos principais argumentos comum a todas as publicações era a preocupação em elevar o nível cultural da população. Mais do que a transmissão de fatos e conhecimentos, as propostas buscavam constituir uma cultura científica na sociedade. No caso da Argentina o aumento das atividades culturais entre as classes populares, no inicio do século XX, estava vinculado à ampliação da alfabetização da sociedade argentina. Com um maior número de pessoas alfabetizadas o acesso ao conhecimento tornou-se mais abrangente. Nesse movimento de uma nova conformação cultural na sociedade, as revistas argentinas de divulgação científica ganharam um importante significado para a difusão do conhecimento científico na sociedade. Durante o mesmo período, não encontramos um movimento similar no Brasil, o que pode ser atribuído a fraca atuação de políticas educacionais de caráter nacional. Tais políticas educacionais apenas ganharam força a partir dos anos 1930, quando o Estado torna-se o seu articulador central. O mesmo não ocorreu na Argentina tal qual podemos observar as políticas de difusão educacional tomadas por iniciativa de Sarmiento ainda no século XIX. Por outro lado, as revistas se dirigiam a jovens e estudantes e apresentavam como propósito divulgar conhecimentos científicos e técnicos que pudessem contribuir para a capacitação de uma força de trabalho industrial. Todas as revistas consideravam essencial familiarizar os seus leitores com informações a fim de despertar vocações para as indústrias. Durante a pesquisa identificamos alguns aspectos que configuraram as revistas brasileiras e argentinas como periódicos de divulgação científica, bem como as diferentes argumentações e propostas presentes nas publicações para a difusão da ciência. O exame das edições também permitiu conhecer como as revistas transmitiam uma determinada imagem da ciência. Outrossim, buscamos compreender a interação dos periódicos com os leitores através das cartas de modo a explorar os meandros sutis de circulação do conhecimento científico, perceber as contradições e transformações sociais e, sobretudo, o processo de apropriação ocorrido.
Abstract: In this thesis, we analyze under the perspective of comparative study, four scientific publications edited in Brazil and Argentina from 1928 to 1960, in order to understand how the process of dissemination of scientific culture in Brazilian and Argentinean societies was built. As a source of research we used Brazilian publications of Ciência Popular and Ciência Ilustrada and the Argentine titles among which presents the homonymous edition of the Brazilian Ciência Popular and the issues of the Hobby magazine. We consider as a starting year 1928, when the first edition of the first issue of Argentinean Ciência Popular Magazine came out and we finish in 1960, when the Brazilian Ciência Popular Magazine closes its activities. This is a period of political, economical and social issues that affected both countries. Argentine society was marked by the processes of urbanization, literacy and economic modernization. The ideology of scientific knowledge and technique would eventually guide new values in the literate elite of the country and on the path of progress the scientific journals would encompass the Argentine popular culture. During this period, in Brazil, the ideology of progress and modernity also caused changes that would eventually spread throughout society. However, only after the Second World War, there was a significant increase of scientific dissemination initiatives in Brazil. We observed that one of the main arguments common to all publications was the concern to raise the cultural level of the population. More than the transmission of facts and knowledge, the proposals sought to establish a scientific culture in society. In Argentina the increase in cultural activities among the "lower classes", in the early twentieth century, was linked to the increased literacy of Buenos Aires society. With a greater number of literate people access to knowledge has become more comprehensive. In this movement of a new cultural conformation in society, Argentine scientific magazines dissemination gained an important significance for the dissemination of scientific knowledge in society. During the same period, we havent found a similar movement in Brazil, which can be attributed to poor performance of the educational policies of national character. Such educational policies only gained momentum from the 1930s, when the state becomes its central articulator. This did not occur in Argentina about which we can observe the policies of educational broadcasting initiative taken by Sarmiento in the nineteenth century. On the other hand, the magazines were addressed to young students and had as its purpose to disclose scientific and technical knowledge that could contribute to the training of an industrial workforce. All journals considered essential to familiarize its readers with information in order to awaken vocations for industries. During the research we identified some aspects that shaped the Brazilian and Argentinean magazines as scientific divulgation as well as the different arguments and proposals presented in publications for the difusion of science. The examination of issues also helped identify how the magazines conveyed a certain image of science. Furthermore, we seek to understand the interaction of magazines with readers through the letters to perceive the contradictions and social transformations, and especially the process of ownership occurred.
Asunto: Educação  Historia
Ciência História Argentina
Ciencia  Historia  Brasil 
Divulgação cientifica História  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFFCT
Fecha del documento: 30-ago-2013
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_final_capa_dura.pdf9.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.