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dc.contributor.advisor1Fernanda Magalhães Duarte Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Ayla Norma Ferreira Matospt_BR
dc.creatorVanessa Ribeiro Batistapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T00:03:09Z-
dc.date.available2019-08-13T00:03:09Z-
dc.date.issued2013-08-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHFAU-
dc.description.abstractDiabetes Mellitus is today a worldwide epidemic and is a great challenge for health care systems around the world. This work holds those professionals dealing with health as responsible for leveraging favoring conditions to those who suffers from this ailment to acquire some scientific knowledge to control the disease. One of the strategies that help the integration of a multidisciplinary team involved in health education processes is to work with the dynamic education groups. The purpose of these groups is to spread information about the importance of treatment of DM, - be it through diets, right use of medications or physical activities - to avoid complications that have a negative impact on the health of those suffering from it. Educational activities as part of a health care policy are based on political and institutional rules that guide the management of SUS (Unified Health System). Considering the fundamental role of education in preventing health damage, this study aims to develop an action plan which proposes to work with educational groups composed of those suffering from the disease. This plan is meant to be put to work in the Juiz de Fora Family Health Unity in the urban zone of Dores do Indaia city. We believe that it is feasible once it comes up with guiding steps to enable activities related to health education, which are poorly approached in the above unity.pt_BR
dc.description.resumoO Diabetes Mellitus (DM) configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindose em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. Este trabalho considera que os profissionais de saúde são responsáveis por propiciar aos portadores de DM, condições favorecedoras para a aquisição de conhecimentos científicos e possíveis mudanças, para o bom controle da doença. Uma das estratégias que favorecem a ação integrada da equipe multiprofissional em processos de educação em saúde é a dinâmica de grupos educativos. A prática desses grupos visa divulgar informações sobre a importância do tratamento do DM, através das dietas, uso correto de medicações, atividades físicas, a fim de evitar complicações da doença que afetam negativamente a saúde dos seus portadores. As ações educativas enquanto componente da política de saúde nos âmbitos estaduais e municipais tem bases em dispositivos político-institucionais que orientam a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo em vista a importância da educação como um método de prevenir agravos à saúde, o presente estudo visa desenvolver um plano de ação no qual se propõe trabalhar com grupos educativos compostos por usuários portadores de Diabetes Mellitus. O plano de ação para implantação desses grupos foi realizado para ser implantado na Unidade de Saúde da Família Juiz de Fora, localizada na zona urbana do município de Dores do Indaiá/Minas Gerais. Acredita-se que este plano seja exeqüível, uma vez que propõe passos norteadores para viabilizar uma rotina de atividades de educação em saúde, atividades que estão fragilizadas na unidade de saúde em questão.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupos educativospt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.subject.otherSaúde da famíliapt_BR
dc.titlePlano de ação para implementação de grupos educativos para usuários portadores de diabetes mellitus da Equipe de Saúde da Família Juiz de Fora Dores do Indaiá, Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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