Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKFKE
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A técnica da prática mental no tratamento fisioterápico de indivíduos com déficits motores
Autor(es): Diana Manrique Saliba
Primeiro Orientador: Fatima Valeria Rodrigues de Paula
Resumo: A fisioterapia visa recuperar seus pacientes da melhor forma possível e muitas vezes eles sofrem de imobilidade, momentânea ou não. Independente do sexo, da idade e da patologia, o tempo de estagnação pode trazer prejuízos à musculatura e ao movimento. A Prática Mental é uma técnica de ensaio intelectual de uma tarefa sem, no entanto, realizála. Ao imaginar um exercício, da forma correta e durante períodos controlados, o paciente pode apresentar melhoras na força e na resistência muscular, na velocidade e na qualidade dos movimentos e ela ainda pode ajudar o paciente a focar em seus objetivos, diminuindo a ansiedade e a depressão. Com o objetivo de facilitar o uso da Prática Mental, caracterizando a técnica e sintetizando a literatura a seu respeito, foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados do MEDLINE, LILACS, Cochrane Central Register of Controlled Trials, PubMed e Pedro, utilizando palavras-chave em português e em inglês. Foram selecionados somente aqueles voltados para o uso da Prática Mental em pessoas com déficit motor, que estão em tratamento fisioterápico, sendo estes estudos randomizados ou de revisão. Dos 52 artigos lidos, 29 não cumpriam os critérios de inclusão e foram descartados. Dos 23 incluídos, oito implicam que a Prática Mental pode ser útil no tratamento fisioterápico, 12 declaram sua importância para a melhora do paciente e três afirmam sua eficácia. Dentre os estudos randomizados, um teve como população alvo os Parkinsonianos, enquanto 11 focaram-se nos hemiparéticos e os estudos de revisão abrangiam populações diversas, como pacientes amputados, lesados medulares, idosos, hemiparéticos, Parkinsonianos, atletas com lesões ortopédicas e pacientes com lesões no córtex frontal ou parietal. Ao fim do estudo, foi possível concluir que a Prática Mental é de fácil acesso, baixo custo, não invasiva e indolor. Embora seu funcionamento não tenha sido totalmente desvendado, as ótimas respostas obtidas através de seu uso, tornam-na digna de atenção. A fisioterapia precisa se modernizar, para acompanhar o desenvolvimento da população e as modificações em suas necessidades, além de manter a qualidade de vida de seus pacientes. A Prática Mental faz parte dessa evolução.
Assunto: Fisioterapia
Capacidade motora
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKFKE
Data do documento: 28-Mai-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a_tecnica_da_pratica_mental_no_tratamento_fisioterapico_de_individuos_com_defici_ts_motores_1_.pdf146.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.