Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ESH7U
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrei Isnardis Hortapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Leonardo Hipolito Genaro Figolipt_BR
dc.contributor.referee1Leonardo Hipolito Genaro Figolipt_BR
dc.contributor.referee2Ana Lucia Modestopt_BR
dc.contributor.referee3Alexandre Barbosa Pereirapt_BR
dc.creatorRodrigo Amaro de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T20:22:58Z-
dc.date.available2019-08-12T20:22:58Z-
dc.date.issued2013-01-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ESH7U-
dc.description.abstractThis research sought to present an ethnography of the pixadores in/the city of Belo Horizonte, aiming, in general, to investigate and understand their modes socialities, their representations and uses of the city, and therefore the territorialities created by these agents from their paths and interventions through the cityscape. We approached along the way search pixadores dominate an entire set of knowledge around the practice of graffiti, which allowed us to show a correspondence between: styles, materials, techniques and supports. Discuss this issue was very important to think about how, throughout history, were maintained socialities between these groups, as well as to consider the exchange with the style of São Paulo and Rio de Janeiro. Thus, more emphatic, we defend the thesis that, despite the intense exchanges stylistic pixação Belo Horizonte built his own style. Moreover, we discuss the different times when graffiti mining beyond the limits of the landscape of the capital Belo Horizonte. We cover an area of more important socialities among pixadores, namely the festive graffiti. Later, handle times when pixadores gather around the launch of specialized DVDs that portray the practice of graffiti. Further, we explore the phenomenon of graffiti as cultural consumption, in order to discuss how pixadores produce their own products, so it will be clear to the reader how this production is complementary to the constitution of the person pixador. Finally, we discuss how the relations are ambiguous established by pixadores with the media, from a broader approach to the phenomenon, in order to investigate and question the given fact that graffiti is seen as a form of social deviance .pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou apresentar uma etnografia dos pixadores na/da cidade de Belo Horizonte, com objetivo, em linhas gerais, de investigar e compreender seus modos de socialidades, as suas representações e usos da cidade, e, consequentemente, as territorialidades criadas por estes agentes a partir de seus trajetos e intervenções em meio à paisagem citadina. Abordamos ao longo da pesquisa o modo como os pixadores dominam todo um conjunto de saberes em torno da prática da pixação, o que nos permitiu mostrar uma correspondência entre: estilos, materiais, técnicas e suportes. Discutir esta questão foi de suma importância para pensarmos como, ao longo da história, foram mantidas as socialidades entre estes grupos, bem como para pensar o intercâmbio com o estilo carioca e o paulista. Dessa maneira, de forma mais enfática, pudemos defender a tese de que, apesar dos intensos intercâmbios estilísticos, a pixação belo-horizontina construiu seu próprio estilo. Ademais, discutimos os distintos momentos em que a pixação mineira extrapola os limites da paisagem da capital belo-horizontina. Abordamos mais um espaço de socialidades importante dentre os pixadores, qual seja, as festas de pixação. Posteriormente, tratamos das ocasiões em que os pixadores se reúnem em torno do lançamento dos DVDs especializados, que retratam a prática da pixação. Na sequência, exploramos o fenômeno da pixação como consumo cultural, com o intuito de problematizar como os pixadores produzem os seus próprios produtos, de modo que ficará claro para o leitor como esta produção é complementar a constituição da pessoa do pixador. Por fim, discutimos como são ambíguas as relações estabelecidas pelos pixadores com os veículos de comunicação, a partir de uma abordagem mais ampla do fenômeno, com o intuito de investigar e problematizar o fato dado de que a pixação é tida como uma forma de desvio social.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocialidadespt_BR
dc.subjectPixadorespt_BR
dc.subjectRepresentações do espaçopt_BR
dc.subjectPixaçõespt_BR
dc.subjectConsumo culturalpt_BR
dc.subject.otherEspaço urbanopt_BR
dc.subject.otherAntropologiapt_BR
dc.subject.otherArte de ruapt_BR
dc.subject.otherMovimentos sociaispt_BR
dc.titleEntre prezas e rolês: pixadores e pixações de / em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carvalho__rodrigo_amaro._disserta__o._entre_prezas_e_rol_s.pdf6.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.