Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBG59
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fernanda Araujo Coutinho Campos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Vania Maria de Miranda Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T22:27:12Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T22:27:12Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBG59 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho salienta a importância e a necessidade de uma relação com mais efetividade e participação da Família e da Escola e vice versa. Sabemos que a escola tem como objetivo o pleno desenvolvimento do educando e para alcançá-lo deve ter como principal aliada à família, para que juntos possam realizar um trabalho com divisão de responsabilidades, onde cada seguimento: família e escola façam sua parte, despertando nos elementos envolvidos, a necessidade de um diálogo mais atuante, destacando as forças geradoras de conflitos, os meios de comunicação e ambientes que trazem influências negativas, apontando para a co-responsabilidade dos pais, professores e pedagogos, apelando para uma compreensão mútua, onde a família é um espaço de orientação, de construção de identidade social, moral e religiosa do educando e a escola será uma parceira que irá contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente, fazendo com que este processo educativo seja algo prazeroso, desafiador, onde o aluno possa estar ali e ampliar os conhecimentos já adquiridos na família. E a escola possa resgatar sua função social levando o aluno a participar de maneira ativa, dinâmica, sendo o construtor do seu aprendizado, para que assim possa fazer com que a comunidade onde ele vive e convive seja atuante e democrática, sabendo participar de uma vida em sociedade com responsabilidade coletiva. A metodologia utilizada foi a leitura de livros, sites, revistas que retratam a relação família e escola e análise da realidade de Escola Francisco Gonçalves de Britto e seu Projeto Político Pedagógico. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Escola e família: uma relação necessária para uma gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_vania_maria_de_miranda_rosa.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.