Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBG59
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernanda Araujo Coutinho Campospt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorVania Maria de Miranda Rosapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T22:27:12Z-
dc.date.available2019-08-12T22:27:12Z-
dc.date.issued2011-01-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBG59-
dc.description.resumoO presente trabalho salienta a importância e a necessidade de uma relação com mais efetividade e participação da Família e da Escola e vice versa. Sabemos que a escola tem como objetivo o pleno desenvolvimento do educando e para alcançá-lo deve ter como principal aliada à família, para que juntos possam realizar um trabalho com divisão de responsabilidades, onde cada seguimento: família e escola façam sua parte, despertando nos elementos envolvidos, a necessidade de um diálogo mais atuante, destacando as forças geradoras de conflitos, os meios de comunicação e ambientes que trazem influências negativas, apontando para a co-responsabilidade dos pais, professores e pedagogos, apelando para uma compreensão mútua, onde a família é um espaço de orientação, de construção de identidade social, moral e religiosa do educando e a escola será uma parceira que irá contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente, fazendo com que este processo educativo seja algo prazeroso, desafiador, onde o aluno possa estar ali e ampliar os conhecimentos já adquiridos na família. E a escola possa resgatar sua função social levando o aluno a participar de maneira ativa, dinâmica, sendo o construtor do seu aprendizado, para que assim possa fazer com que a comunidade onde ele vive e convive seja atuante e democrática, sabendo participar de uma vida em sociedade com responsabilidade coletiva. A metodologia utilizada foi a leitura de livros, sites, revistas que retratam a relação família e escola e análise da realidade de Escola Francisco Gonçalves de Britto e seu Projeto Político Pedagógico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherComunidade e escolapt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e administraçãopt_BR
dc.titleEscola e família: uma relação necessária para uma gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_vania_maria_de_miranda_rosa.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.