Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBHBF
Type: Monografias de Especialização
Title: Tempo integral: um estudo sobre o programa "Escola Integrada" desenvolvido pela E. M. "Nossa Escola", suas relações com a comunidade escolar
Authors: Ana de Barros Silveira Pequeno
First Advisor: Viviane Aparecida Rodrigues
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: O presente trabalho pretende analisar a experiência do Programa Escola Integrada (PEI) criado pela Prefeitura / Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, que visa garantir a extensão da jornada dos estudantes das escolas municipais, através da oferta de atividades culturais e educativas diversas, no contra turno de estudo dos (as) alunos (as) participantes. Focaremos nosso trabalho no PEI da Escola Municipal Nossa Escola (EMNE), que aderiu ao programa a partir de março de 2009. O objetivo do estudo será verificar em que medida o PEI tem contribuído para melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes da EMNE. Nesse sentido, procuraremos elucidar as seguintes questões através de nossa pesquisa: 1º - Em que medida, a ampliação do tempo escolar tem influenciado na melhoria das condições de aprendizagem dos alunos? 2 º - Quais os critérios são utilizados pela Escola na definição da matriz curricular do PEI? 3º - Quais atividades extracurriculares diferenciadas têm sido trabalhadas no PEI? 4º - Qual o papel da gestão escolar frente ao desenvolvimento do PEI e aos desafios encontrados.
Subject: Comunidade e escola
Escolas Organização e Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBHBF
Issue Date: 29-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ana_de_barros_silveira_pequeno.pdf418.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.