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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Avaliação de competências geradas pelos cursos de Formação Profissional da Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra - ETSUS/AM: uma proposta de intervenção baseada no modelo de avaliaçaõ formativa
Autor(es): Edilza Ribeiro Pereira
primer Tutor: Alda Martins Goncalves
primer miembro del tribunal : Valda da Penha Caldeira
Resumen: Na contemporaneidade, a discussão a respeito das competências necessárias para que o profissional que adentra ao mercado de trabalho se consolide tem alcançado dimensões significativas. Atualmente, é comum verificar que essas competências são geradas a partir dos eixos educativos, que norteiam o conhecimento, as habilidades e as atitudes destes profissionais. Cursos de formação profissional, por seu caráter técnico, costumam aplicar avaliações sem considerar o perfil das competências exigidas pelo mercado que irá absorver seus egressos, focando essas avaliações mais em regime de comprovação da assimilação de conteúdos. Pelo entendimento de que a proposta de avaliação formativa é um substancial elemento para identificação das competências geradas em cursos profissionalizantes, o objetivo geral desse projeto de intervenção é de apresentar um modelo alternativo de avaliação de competências geradas nos curso de formação profissional da Escola de Educação Profissional Enfermeira Francisca Saavedra baseado nos pressupostos da avaliação formativa. A metodologia empregada evidenciou uma construção teórica e uma etapa de campo, cujos resultados culminaram na apresentação de uma proposta de trabalho, onde o foco será voltado para a aplicação de um modelo de avaliação formativa, a ser realizado oportunamente pela instituição de ensino escolhida. Como resultado, estima-se a concretização dos elementos necessários à geração de competências específicas para o eixo formador dos cursos profissionalizantes mantidos pela instituição.
Abstract: In the present date, the discussion regarding the necessary competences so that the professional that it penetrates to the job market consolidates has been reaching significant dimensions. Now, it is common to verify that those competences are generated starting from the educational axes, that it orientate the knowledge, the abilities and these professionals attitudes. Courses of professional formation, for it technical character, apply evaluations without considering the profile of the competences demanded by the market that will absorb their exits, focusing those more evaluations in regime of proof of the assimilation of contents. For the understanding that the proposal of formative evaluation is a substantial element for identification of the competences generated in vocational courses, the general objective of that intervention project is of presenting an alternative model of evaluation of competences generated in the course of professional formation of the Escola de Formação Profissional Enfermeira Francisca Saavedra based in the presuppositions of the formative evaluation. The used methodology evidenced a theoretical construction and a field stage, whose results culminated in the presentation of a work proposal, where the focus will be gone back to the application of a model of formative evaluation, to be accomplished opportunely by the teaching institution chosen. As results, it´s considered the materialization of the necessary elements to the generation of specific competences for the axis of the vocational courses maintained by the institution.
Asunto: Educação em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJGPR
Fecha del documento: 21-jun-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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