Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FLGT3
Type: Monografias de Especialização
Title: Tecnologias de informação e comunicação: uma proposta para o curso de formação de Técnico em Saúde Bucal
Authors: Luiz Henrique Rodrigues de Sousa
First Advisor: Simone Dutra Lucas
First Referee: Solange Cervinho Bicalho Godoy
Abstract: No mundo atual, o desenvolvimento tecnológico, com o avanço acelerado de recursos de infraestrutura e de comunicações, permite o acesso de forma globalizada às informações em todos os campos do saber. As potencialidades advindas de tal situação podem e devem ser utilizadas na educação, como estratégia pedagógica, contribuindo no processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Apontar as possibilidades da utilização das tecnologias de informação e comunicação em um Curso de Formação de Técnicos em Saúde Bucal, da Escola Técnica de Saúde de Brasília. Metodologia: Elaborou-se um projeto de intervenção, propondo ações que visam sensibilizar os docentes para a utilização das tecnologias de informação e comunicação e ações que visam à proposta de inserção das tecnologias de informação e comunicação nas bases tecnológicas do Plano de Curso. Foi proposta, ainda, a criação de um weblog como instrumento de utilização das tecnologias de informação e comunicação, por docentes e por alunos, contribuindo para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica pautada na autonomia do aprendizado, tendo o professor como mediador e o aluno como agente ativo na construção do conhecimento. Resultados: O projeto propõe contribuir para que os docentes do Curso de Formação de Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde de Brasíliadesenvolvam estratégias de intervenções, utilizando um weblog, promovendo tanto uma reflexão sobre a informação, como a condução ao debate e o confronto de perspectivas de mudanças.
Abstract: Nowadays, the technological development, linked with the fast progress of communications and infrastructure resources, allows the access in a globalized way to the informations in all knowledge fields. The potentials arising from this situation can and must be used in education as a pedagogical strategy, contributing to the teaching-learning process. Objective: Aim the possibilities of the use of the communication and information technologies in a Technical Training Course in Oral Health, of the Health Technical School of Brasilia. Methodology: It was drawn up an intervention project, proposing actions which aim to sensitize teachers to the use of the communication and information technologies and actions which aim to the proposal of insertion of the communication and information technologies in the technological foundations of the Course Plan. It has been proposed, yet, the creation of a weblog as a application tool of the communication and information Technologies, by teachers and students, helping in the development of a pedagogical proposal guided in learning autonomy, taking the teacher as a mediator and the learner as an active agent in the construction of knowledge. Results: The project offers to contribute to that teachers of the Technical Training Course in Oral Health of the Health Technical School of Brasilia develop intervention strategies, using a weblog, promoting as much a reflection on information, as the conduction to the discussion and the confrontation of change views.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FLGT3
Issue Date: 9-Jun-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_cegepe_concluido_luizhenrique.pdf431.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.