Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSDVX
metadata.dc.type: Monografias de Especialização
Title: A presença da religiosidade nas festas em uma unidade municipal de educação infantil: possíveis tensões e múltiplos olhares
metadata.dc.creator: Vera Lucia Otto Diniz
metadata.dc.contributor.advisor1: Maíra Tomayno de Melo Dias Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Luciana da Silva de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal propor o debate, a reflexão e a desnaturalização de fatos relacionados à presença da religiosidade nas festas e no currículo da educação infantil em uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. Pretende-se também propor a inclusão de múltiplas lentes que orientem a atuação nas tensões provocadas pela busca do direito a laicidade, considerando a multiplicidade de fatores socioculturais presentes no currículo desta escola pública, que tem como centralidade de seu Projeto Político Pedagógico o princípio da igualdade na perspectiva do direito a ter direitos. As reflexões propostas neste trabalho buscam apontar soluções para as freqüentes dúvidas, discussões e tensões vividas pelo coletivo de professoras, coordenadoras e direção, nos momentos de planejamento e organização das datas comemorativas com cunho religioso. Considerando-se que o currículo da educação infantil não tem como função legal atuar na formação religiosa das crianças, mas, sim, o dever de cumprir com sua função sociopolítica e pedagógica para que os alunos desta faixa etária possam conhecer e vivenciar diferentes manifestações culturais, além de poderem reconhecer que a sua cultura também é acolhida. Procura-se articular o tema aqui desenvolvido com a concepção de educação democrática comprometida socialmente, que não reproduza as desigualdades existentes, mas que promova a presença das diferentes culturas, etnias, gênero e opções religiosas. A pesquisa se deu na abordagem qualitativa e participativa com foco no projeto de intervenção. A atuação se deu com os diferentes segmentos do processo educativo, tendo como suporte teórico a legislação brasileira pautada no direto e nas políticas públicas voltadas à formação integral da pessoa humana encontradas nas pesquisas de Cavalieri (2006), Corsino (2006), Cunha (2006), Cury (2004), e Fischmann (2006). Para a questão da Educação Infantil, contou-se com o aporte teórico de Kramer (1998, 2006), Kramer, Nunes e Corsino (2011). Considerou-se, ao final do estudo, que a pesquisa de intervenção atingiu aos objetivos colocados, uma vez que conseguimos colocar em cena o debate e a reflexão acerca de elementos muitas vezes naturalizados. Além de estimular o grupo de professoras a construir de forma coletiva propostas que acolham todas as famílias, crianças e profissionais de diferentes condições socioculturais e religiosas.
Abstract: The present works aims at fostering debate, reflection and denaturalization of facts related to the presence of religiousness in folk parties and on the curriculum of fundamental education in a Municipal Unity of Fundamental Education in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, and to propose the inclusion of multiple lenses that guide the action on the tensions caused by the search for the right to secularism, taking into account the multiplicity of socio-cultural factors present in the curriculum of that public school whose Political Pedagogical Project is centered on the equality principle under the perspective of "right to have rights. The reflective proposals of the study seek solutions the frequent questions, discussions and tensions lived by the collective of teachers, coordinators and principals on the moments of planning and organization of the religious-natured holidays. Considering that the curriculum of fundamental education does not have as legal function to actuate on the childrens religious formation, but have the duty to fulfill its sociopolitical and pedagogical function in order that the students of that age group get to know and experience different cultural manifestations, beside afford them to acknowledge that their culture is also welcomed. We sought to articulate with the conception of a socially engaged democratic education, that does not reproduce existent inequalities, but to allow for the presence of different cultures, ethnicities and religious options. The research was carried by a qualitative and participative approach focused on the intervention project. We worked with different segments of the educative process. The theoretical support for the study was Brazilian legislation guided by law and public policies for integral formation of human person found on the studies of CAVALIEI (2006), CORSINO (2006), CUNHA (2006), CURY (2004) E FISCHMANN (2006). For Fundamental Education, we counted on the theoretical fundamental of KRAMER (1998, 2006,), KRAMERS, NUNES and CORSINO (2011). The intervention research reached the goals proposed, since it brought to scene debate and reflection about elements which are most the time naturalized. Besides stimulation the teachers group to build in a collective form proposals that receive all families, children and professionals of different socio-cultural and religious conditions.
metadata.dc.subject.other: Educação
Festas populares
Educação pre-escolar
Religiosidade
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSDVX
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_monografia_para_imprimir_pdf.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.