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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTF42
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Clenice Griffo | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sandro Vinicius Sales dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Elizabete Aparecida Malaquias Serra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T13:34:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T13:34:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTF42 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo entender o que as professoras das crianças de 0 a 3 anos pensam sobre o processo de autonomia dessas e por quais processos de aquisição de autonomia passam as crianças que frequentam creche e o que pensam as professoras a respeito daquilo que realizam para desenvolvê-la. Uma das finalidades do papel de educar da creche é o desenvolvimento da autonomia descrito na Diretriz Curricular Nacional para a Educação Infantil. Do mesmo modo, o se alimentar sozinha, a utilização do banheiro sem auxílio, a apropriação das dependências da instituição são atitudes caracterizadas por desenvolvimento da autonomia da criança pelos professores da creche. Os principais autores que versam sobre a autonomia são Piaget (1994), Kamii (2007) e La Taille (1992). Piaget nos apresenta o conceito de autonomia moral, autonomia intelectual e autonomia motora e suas fases que são: Anomia, Heteronomia e Autonomia. Os demais autores discutem e aprofundam o conceito citado por Piaget. Em uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte, Minas Gerais, analisou-se, por meio do desenvolvimento de um plano de ação, quais são os posicionamentos dos professores a respeito da autonomia da criança. Também, por quais processos de aquisição de autonomia passam as crianças que frequentam a creche e o que pensam as professoras sobre aquilo que realizam para desenvolvê-la. Isso com base em uma observação dos alunos em seu ambiente escolar e uma entrevista com os professores da instituição. A pesquisa atingiu os objetivos propostos, visto que, pôde-se notar que, de acordo com literatura, faz parte da autonomia o desenvolvimento motor, esse coincide com a concepção da maioria das professoras entrevistadas. No entanto, não se restringe a isso. A autonomia vai além de fazer sozinho, abrangendo outros aspectos do desenvolvimento. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da autonomia | pt_BR |
dc.subject | Crianças da creche | pt_BR |
dc.subject | Visão das professoras | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pre-escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Autonomia nas crianças | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da autonomia de crianças de 0 a 3 anos na visão das suas professoras | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
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