Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTF42
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dc.contributor.advisor1Clenice Griffopt_BR
dc.contributor.referee1Sandro Vinicius Sales dos Santospt_BR
dc.creatorElizabete Aparecida Malaquias Serrapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T13:34:45Z-
dc.date.available2019-08-14T13:34:45Z-
dc.date.issued2013-11-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTF42-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo entender o que as professoras das crianças de 0 a 3 anos pensam sobre o processo de autonomia dessas e por quais processos de aquisição de autonomia passam as crianças que frequentam creche e o que pensam as professoras a respeito daquilo que realizam para desenvolvê-la. Uma das finalidades do papel de educar da creche é o desenvolvimento da autonomia descrito na Diretriz Curricular Nacional para a Educação Infantil. Do mesmo modo, o se alimentar sozinha, a utilização do banheiro sem auxílio, a apropriação das dependências da instituição são atitudes caracterizadas por desenvolvimento da autonomia da criança pelos professores da creche. Os principais autores que versam sobre a autonomia são Piaget (1994), Kamii (2007) e La Taille (1992). Piaget nos apresenta o conceito de autonomia moral, autonomia intelectual e autonomia motora e suas fases que são: Anomia, Heteronomia e Autonomia. Os demais autores discutem e aprofundam o conceito citado por Piaget. Em uma instituição pública de Educação Infantil de Belo Horizonte, Minas Gerais, analisou-se, por meio do desenvolvimento de um plano de ação, quais são os posicionamentos dos professores a respeito da autonomia da criança. Também, por quais processos de aquisição de autonomia passam as crianças que frequentam a creche e o que pensam as professoras sobre aquilo que realizam para desenvolvê-la. Isso com base em uma observação dos alunos em seu ambiente escolar e uma entrevista com os professores da instituição. A pesquisa atingiu os objetivos propostos, visto que, pôde-se notar que, de acordo com literatura, faz parte da autonomia o desenvolvimento motor, esse coincide com a concepção da maioria das professoras entrevistadas. No entanto, não se restringe a isso. A autonomia vai além de fazer sozinho, abrangendo outros aspectos do desenvolvimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da autonomiapt_BR
dc.subjectCrianças da crechept_BR
dc.subjectVisão das professoraspt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.subject.otherCrianças Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherAutonomia nas criançaspt_BR
dc.titleO desenvolvimento da autonomia de crianças de 0 a 3 anos na visão das suas professoraspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

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