Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTFDM
Type: Monografias de Especialização
Title: A inclusão da criança com deficiência: um olhar do professor
Authors: Fernanda Leite Dias
First Advisor: Merie Bitar Moukachar
First Referee: Paula Cristina David Guimarães
Abstract: Esta monografia discorre sobre a visão dos professores quanto à inclusão de crianças com deficiência na educação infantil e a reflexão junto a eles sobre essa visão com o intuito de promover transformações. Apesar do avanço na legislação brasileira com relação à inclusão de pessoas com deficiência nas escolas da rede regular de ensino, ressalta-se que o preconceito, o medo e a desinformação ainda encontram-se arraigados em nossa sociedade, dificultando as possibilidades de práticas pedagógicas que atendam as diferentes necessidades e especificidades de todos os alunos, com ou sem deficiência. Quando o assunto é educação e aprendizagem escolar, considera-se o professor como eixo principal desse processo, cobrado pelo sucesso ou fracasso escolar de seus alunos. Portanto, formar profissionais capazes de organizar situações de aprendizagens que atendam as especificidades e necessidades de todos os alunos é algo desafiador, mas necessário. A hipótese desta pesquisa é de que a oportunidade de reflexão e discussão sobre as práticas pedagógicas que atendam as diferentes necessidades leva a transformações das mesmas. A pesquisa para esta monografia foi desenvolvida em uma instituição pública municipal de educação infantil de Belo Horizonte, que atende a crianças da região noroeste de Belo Horizonte. O desenvolvimento deste trabalho constituiu-se inicialmente por uma revisão da literatura em torno do tema, e, em seguida, um estudo de caso a partir de observações, entrevistas com professoras. Posteriormente deu-se o desenvolvimento de uma intervenção através de um plano de grupos de discussão sobre a inclusão escolar com professoras, a partir de orientações e pressupostos da pesquisa-ação. Foram realizadas anotações sistemáticas das informações obtidas tanto nas observações quanto nas entrevistas e grupos de discussão. A realização dessa pesquisa contribuiu para a identificação de novas perspectivas de trabalho, pelos professores, e a valorização do papel dos mesmos no desenvolvimento e aprendizagem do aluno com deficiência.
Abstract: The educators view of the inclusion of children with disabilities in child education is the aim of this monograph as well as the reflection carried out with them on this view with the objective of reaching transformations. Despite advances in Brazilian legislation regarding the inclusion of people with disabilities in schools of the regular school system, prejudice, fear and lack of information are still deep-seated in our society, hindering the possibilities of pedagogical practices that meet the different needs and specificities of all students with or without disabilities. When it comes to education and learning, educators are considered the main axes of this process, responsible for their students success or failure. Therefore, the training of professionals who will be able to organize learning situations that meet the specificities and needs of all students is somewhat challenging, but necessary. The hypothesis of this research is that the opportunity of reflecting and debating the pedagogical practices that may fulfill the different needs leads to their transformations. The research carried out for this monograph was developed in a municipal educational institution for children which receives children dwelling in the northwestern region of Belo Horizonte city. The development of this work was constituted initially by a review of the literature on the topic, and then a case study based on observations and interviews with teachers. Subsequently, there was the development of an intervention through a discussion group with teachers about inclusive education based on the guidelines and assumptions of action-research. Systematic collection of data was carried out both from the observations and from interviews and discussion groups. The achievement of this research has contributed to the identification of new job perspectives, for the teachers, and the enhancement of the teachers role in the development and education of students with disabilities.
Subject: Educação pre-escolar
Educação inclusiva
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FTFDM
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_fernanda_l._dias.pdf424.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.