Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G4EZ5
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dc.contributor.advisor1Maria do Carmo de Oliveira Vargaspt_BR
dc.contributor.referee1Suzana dos Santos Gomespt_BR
dc.creatorWladilene Carvalho Roquept_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T18:24:45Z-
dc.date.available2019-08-11T18:24:45Z-
dc.date.issued2013-07-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G4EZ5-
dc.description.abstractCon el objetivo de identificar los factores que afectan el flujo de suministro de información dentro del proceso de comunicación desarrollado en el Sector de telefonía del Hospital das Clínicas de la Universidad Federal de Minas Gerais (HC/UFMG), este trabajo contiene análisis teórico sobre el proceso comunicativo y sus barreras, teniendo como propuesta diagnosticar situaciones y fallas en comunicación día a día en ese sector. El mayor interés es contribuir a mejores condiciones del flujo comunicacional. La metodología utilizada es la propuesta de aplicación de cuestionarios y entrevistas semiestructuradas, con el fin de obtener información sobre las variables que afectan e interferen en el proceso comunicativo en HCUFMG, con el fin de evaluar los problemas, deficiencias y dificultades en el proceso de comunicación. El acceso a la información es un derecho de todos y el fracaso o la falta de comunicación causa confusión, desaliento, desequilibrio en las relaciones, influyendo de manera negativa la conducta de los profesionales y el público em general. A partir de este diagnóstico se pretende proponer la intervención en los puntos críticos encontrados para promover el intercambio de información con el fin de lograr el entendimiento mutuo, confianza y buenas relaciones.pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de identificar os fatores que comprometem o fluxo da prestação da informação dentro do processo de comunicação desenvolvido no Setor de Telefonia do Hospital das Clínicas da UFMG (HC/UFMG), este trabalho contém análise teórica sobre o processo comunicativo e suas barreiras, tendo como proposta diagnosticar situações e falhas vivenciadas no dia a dia da comunicação no referido setor. O maior interesse é contribuir para melhorias no fluxo comunicacional do Setor e da Instituição. A metodologia utilizada é a proposta de aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de obter informações sobre as variáveis que comprometem e interferem no processo comunicativo no HC/UFMG, a fim de avaliar onde se encontram os problemas, as falhas e as dificuldades no processo comunicação. O acesso à informação é direito de todos e a falha ou falta da comunicação ocasiona confusão, desmotivação, desequilíbrio nas relações, influenciando de forma negativa o comportamento do público interno, externo e dos profissionais da Instituição. A partir deste diagnóstico pretende-se propor intervenção nos pontos críticos encontrados promovendo o intercâmbio de informações para se alcançar a compreensão mútua, confiança e boas relações.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectProcesso comunicativopt_BR
dc.subject.otherComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades  Administraçãopt_BR
dc.subject.otherHospitais universitáriospt_BR
dc.titleInformação e processos de comunicação: o caso do Hospital das Clínicas da UFMGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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