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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEK9N
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Laboratórios escolares: a importância de utilizá-los para a realização de atividades investigativas |
Authors: | Mariana Alves Henrique da Silva |
First Advisor: | Ivan Pontelo Cançado |
First Referee: | Ana Carolina Araújo da Silva |
Abstract: | São importantes no ensino de ciências aulas que possibilitem aos alunos vivenciarem ciências, ter um conhecimento significativo. Uma das alternativas para diferenciar as aulas são as práticas investigativas, que promovem várias habilidades aos alunos como: observação, reflexão, questionamentos; além de envolvê-los com o saber científico, fazendo-os compreender os métodos utilizados pelos cientistas em busca de resultados. As aulas investigativas podem ser realizadas em vários lugares da escola, e dentre eles, estão os laboratórios escolares. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo avaliar a importância de associar as aulas investigativas com o uso dos laboratórios, com o intuito de responder a seguinte questão: Qual a relação entre a utilização de atividades investigativas no laboratório com o aprendizado dos discentes acerca do ensino de ciências? O conteúdo selecionado para verificar a concepção dos estudantes antes e depois da atividade investigativa foi sobre a transpiração das plantas no ciclo da água. Trata-se de um estudo de caso, caráter descritivo, de base quanti qualitativo; quantitativo para os dados estatísticos descritivos e qualitativo para os dados da observação participante. Para análise dos dados utilizamos instrumentos de coleta de dados; um pré-teste, observação participante, anotações e pós-teste. Após a aplicação do pré-teste foram realizadas três explorações investigativas, sendo duas no laboratório e uma no pátio da escola. O campo de pesquisa foi uma escola Estadual de Belo Horizonte e os sujeitos do estudo foram 34 alunos que correspondem a uma turma do 6º ano, cuja faixa etária varia de 10 a 12 anos. Os resultados e a análise do pré-teste apontaram que a maioria dos discentes não conhecia um laboratório escolar e os poucos que já usufruíram deste ambiente, apenas observaram que o professor realizou. Outro fato identificado foi a dificuldade dos alunos em identificar a transpiração das plantas e sua participação no ciclo da água. Com a aplicação do pós-teste observou-se a aceitação dos alunos quanto à atividade investigativa e o melhor entendimento do conceito abordado. Os resultados do estudo demonstraram a contribuição das atividades investigativas no ensino de ciências, neste caso, o conteúdo das plantas no ciclo da água e sua importância. Conclui-se que métodos investigativos podem ser de grande valia para o aprendizado dos alunos. |
Subject: | Educação Ciencia Experiencias Laboratórios experimentais Ciência Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEK9N |
Issue Date: | 15-Dec-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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