Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFMHG
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dc.contributor.advisor1Rodolfo Novellino Bendapt_BR
dc.creatorAnderson Neuwirth Prazerespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T19:38:20Z-
dc.date.available2019-08-12T19:38:20Z-
dc.date.issued2013-04-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFMHG-
dc.description.abstractIn the acquisition of motor skills, many factors influence how learning occurs. Among them, there is feedback in the process of teaching and learning. With regard to feedback, more recent studies contradict the notion that the more frequent, accurate and immediate, better would be the effect of one form of feedback, the Knowledge of Results (KR), suggesting that a reduced frequency of KR would ensure better performance on tests of retention and transfer. Because few studies have examined this issue with the elderly population, this study investigated the effect of frequency of KR in the elderly. An experiment was conducted in three phases: acquisition, immediate transfer test and retention test. The study included 20 elderly volunteers, aged between 60 and 75 years, of both sexes, with no experience in the task, with informed consent. The subjects were divided into two groups: 100% of KR and 50% of KR. Both groups had improvements in performance after the retention test, but there were no significant difference between groups. We conclude that the two forms of learning were effective, but further studies should be performed to verify which of the forms has a greater influence on learning new motor skills in older adults.pt_BR
dc.description.resumoNa aquisição de habilidades motoras, vários fatores influenciam o modo como a aprendizagem ocorre. Dentre eles, destaca-se o feedback no processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito ao feedback, estudos mais recentes contrariam a visão de que quanto mais frequente, preciso e imediato, melhor seria o efeito de uma das formas de feedback, o Conhecimento de Resultados (CR), sugerindo que uma frequência reduzida de CR asseguraria um melhor desempenho nos testes de retenção e transferência. Como poucos estudos analisaram esta questão com população idosa, o presente estudo investigou o efeito da frequência de CR em idosos. Foi conduzido um experimento em três fases: fase de aquisição, teste de transferência imediata e teste de retenção. Participaram deste estudo 20 idosos voluntários, com idade entre 60 e 75 anos, de ambos os sexos, sem experiência na tarefa, com consentimento livre e esclarecido. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: 100% de CR e 50% de CR. Ambos os grupos obtiveram melhoras no desempenho após o teste de retenção, mas não houve diferença significativa entre os grupos. Conclui-se que as duas formas de aprendizagem foram eficazes, mas mais estudos devem ser realizados para verificar-se qual das formas tem uma influência maior sobre o aprendizado de novas habilidades motoras em idosospt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades motoraspt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectConhecimento de resultadospt_BR
dc.subject.otherExercícios físicos para idosospt_BR
dc.subject.otherAprendizagem motorapt_BR
dc.subject.otherAptidão fisica em idosospt_BR
dc.subject.otherCapacidade motorapt_BR
dc.titleEfeitos da frequência de conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras em idosospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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