Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HAFNP
Type: Monografias de Especialização
Title: Desafios e conquistas da inclusão de uma criança autista em uma classe de educação infantil
Authors: Roberta Flavia Alves Ferreira
First Advisor: Clenice Griffo
Abstract: Este trabalho se configura como um plano de intervenção desenvolvido na Rede Municipal de Belo Horizonte, no contexto de inclusão de crianças com necessidades especiais por apresentarem transtorno do espectro autismo. Tem-se discutido amplamente, nos últimos meses, sobre esse transtorno devido à Lei 12.764 de 27 de Dezembro de 2012, que busca garantir o direito desses sujeitos no que se refere à educação e à saúde. A discussão se estende ao meio escolar pelo atendimento educacional na Educação Infantil. A grande preocupação tem sido a preparação para atender as crianças com autismo, tendo em vista que essas demandam atenção e trabalho diferenciado por parte de todos os profissionais das instituições educativas. Desse modo, o objetivo principal do presente trabalho é o de pensar a inclusão dos alunos com autismo na rede regular de ensino, especificamente na Educação Infantil e quais são as melhores estratégias para que essa inclusão seja efetivada com sucesso. Essa monografia expõe um breve histórico da inclusão das crianças com deficiência no contexto escolar, quais são as políticas públicas voltadas para a inclusão e um breve histórico do autismo. Além disso, apresenta uma intervenção realizada em uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. A metodologia da pesquisa foi baseada na observação de um aluno autista, que frequentava uma turma de crianças de 2 anos de uma Unidade Municipal de Educação Infantil da Região Norte de Belo Horizonte, visando investigar quais as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, onde a criança mais interage com o grupo. Esta é uma pesquisa qualitativa, com intervenção direta à criança e ao grupo estudado, uso de observação e entrevistas com os pais para a coleta dos dados analisados. Pretendeu-se investigar como ocorre a interação dessa criança no ambiente escolar juntamente com seus pares de idades e identificar em quais momentos e/ou atividades essa criança obtém maior interação.
Abstract: This work is configured as an intervention plan developed in Municipal Network Belo Horizonte, in the context of inclusion of children with special needs because they have autism spectrum disorder. It has been widely discussed in recent months, about this disorder due to Law 12.764 of December 27, 2012, which seeks to guarantee the right of these subjects in relation to education and health. The discussion extends to the middle school educational services in Early Childhood Education. The major concern has been preparing to meet children with autism, given that these demand attention and differentiated work by all professional educational institutions. Thus, the main objective of this work is to think of the inclusion of students with autism in regular education, specifically in kindergarten and what are the best strategies for such inclusion is successfully committed. This monograph presents a brief history of the inclusion of disabled children in the school context, what are the public policies for the inclusion and a brief history of autism. Moreover, it presents an intervention conducted at a school for Early Childhood Education of Municipal Education Network Belo Horizonte. The research methodology was based on the observation of an autistic student who attended a class for children 2 years of a Municipal Unit of Early Childhood Education from Northern Region of Belo Horizonte, which aimed to investigate the activities inside and outside the classroom, where the child interacts more with the group. This is a qualitative research, direct intervention with the child and the group studied, using observation and interviews with parents for the collection of data analyzed. It was intended to investigate how the interaction of this child in the school environment occurs along with their age and identify at what time and / or activities that child gets more interaction.
Subject: Educação
Autismo em crianças
Educação especial
Educação pre-escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HAFNP
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia___05_dez_2013___com_fotos.pdf865.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.