Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSHJD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriane Vieirapt_BR
dc.contributor.referee1Selme Silqueira de Matospt_BR
dc.creatorFrancelia Maria Almeida Salespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T19:11:36Z-
dc.date.available2019-08-10T19:11:36Z-
dc.date.issued2013-06-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSHJD-
dc.description.abstractCurrently, through the major social, scientific and technological, started to require a new model of school where the student is an active element in a process that involves learning, experimentation and practice. From this perspective, it is argued, a new teacher profile, capable of performing a range of functions that go beyond the task of "transmitting content".Teaching in this new reality, increasingly complex, brings greater visibility to the formative processes, and therefore indispensable constant review of these processes, and justify the need for continuing education for those who put themselves in the office of teaching. Although aware of the pedagogical training is as important for new teachers from Directorate of Health Professional Education (Dieps / ESP-EC), which can be seen when analyzing the supervision reports, the self-assessments of teachers, and through observations and informal conversationswith current teachers, is that training is conducted in a fragmented and individualized. Based upon these statements, the design herein presented aims to answer the following question: What strategies used to promote a pedagogical qualification, having as basis the professionalcommitment and ongoing training in Dieps-ESP? Accordingly, defends the use of pedagogical training at a distance, understanding that this is an appropriate strategy, not only to work with the notion of teacher competence, so fashionable today, but also to meet the interests and need for professional teachers and the institution. It is therefore the objective of this project intervention develop a Pedagogical Training Program in distance mode for teachers of technical courses developed by the Directorate of Health Professional Education in the School of Public Health of Ceará. It is hoped, also highlight and analyze thecharacteristics of interactive work and teacher training in the sport at a distance, as one of the current trends and for training teachers as an appropriate way to promote and facilitate the systematic involvement of teachers of technical courses offered by Dieps-ESP/CE. It is in thiscontext of the discussion of knowledge, practice and pedagogical training for the School of Public Health of Ceará who entered this study and developed, reflecting on the need and importance of training for future teachers as a strategy for improving Do your diary.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, mediante as grandes transformações sociais, cientificas e tecnológica, passou-se a exigir um novo modelo de escola, onde o aluno é um elemento ativo num processo que envolve aprendizagem, experimentação e praticas. Nessa perspectiva, defende-se, um novoperfil de professor, capaz de desempenhar um conjunto de funções que vão além da tarefa de transmitir conteúdos. Ensinar nessa nova realidade, cada vez mais complexa, traz maior visibilidade aos processos formativos, e consequentemente, torna indispensável a revisão permanente dos referidos processos, além de justificar a necessidade da educação continuada para aqueles que se colocaram no oficio da docência. Apesar de cientes do quanto à capacitação pedagógica é importante para os novos professores da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps/ESP-CE), o que se percebe ao analisarmos os relatórios de supervisão, as autoavaliações dos docentes, e por meio de observações e conversas informais com os atuais docentes, é que essa capacitação é realizada de forma fragmentada e individualizada. Embasados nessas afirmações, o projeto que ora se apresenta busca responder ao seguinte questionamento: Que estratégias utilizar para promover uma capacitação pedagógica, tendo como alicerce o comprometimento profissional e a capacitação continuada, na Dieps-ESP? Nesse sentido, defende-se a o uso da capacitação pedagógica à distancia, por entender que esta é uma estratégia adequada, não só para se trabalhar a noção de competência pedagógica, tão em voga na atualidade, mas, também por ir ao encontro de interesses e necessidade dos profissionais docentes e da instituição. É, portanto, objetivo desse projeto deintervenção elaborar um Programa de Formação Pedagógica na modalidade à distância para os docentes dos cursos técnicos desenvolvidos pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará. Espera-se ainda, evidenciar e analisar também as características do trabalho interativo e da formação pedagógica na modalidade à distancia, como uma das tendências atuais para capacitação de docentes e como uma via adequada parapromover e viabilizar a participação sistemática dos docentes dos cursos técnicos ofertado pela Dieps-ESP/CE. É neste contexto da discussão dos saberes, da prática e da capacitação pedagógica para a Escola de Saúde Pública do Ceará que este estudo se inseriu e sedesenvolveu, refletindo sobre a necessidade e importância da capacitação, para os futuros docentes como uma estratégia para o aperfeiçoamento de seu fazer diário.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectCapacitação pedagógicapt_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.titleA capacitação pedagógica semipresencial como estratégia fortalecedora do saber e do fazer pedagógico dos docentes da ETSUS/CEpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franc_lia_maria_almeida_sales_1.pdf447.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.