Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWKLL
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ações de educação em saúde para a prevenção e controle do dengue
Autor(es): Iosana Nazario da Silva Moura
Primeiro Orientador: Paula Cambraia de Mendonca Vianna
Primeiro membro da banca : Geralda Fortina dos Santos
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar as ações educativas no controle da dengue. Para o levantamento dos artigos na literatura sobre o tema proposto realizou-se uma revisão integrativa, cuja busca foi feita nas bases de bancos nacionais da saúde como a Biblioteca Virtual em Saúde BVS (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Scientific electronic library online (SCIELO) e nos Programas de Pós-graduação da CAPES, indexados nos referidos bancos de dados entre os anos de 1997 a 2008. Foi elaborado um instrumento para coleta de dados, compostos de dados referentes ao autor principal (profissão, titulação, local de trabalho), dados referentes à publicação e as variáveis de estudo. Os resultados demonstraram que, quanto à formação profissional do primeiro autor dos artigos, 46% deles são professores e pesquisadores, 36% professores, 9% bióloga e 9% tecnóloga. Em relação à titulação dos autores, verifica-se que há predomínio de doutores (55%), seguidos de Mestres (27%), e pós-doutores (18%). Em se tratando do veículo de divulgação, 73% dos estudos foram publicados na SCIELO, 18% na BIREME, e 9% no Programa de Pós-graduação da CAPES. Quanto ao ano de publicação, observou-se que foram publicados entre os anos de 1997 a 2008 em diferentes periódicos, sendo que 4 encontram-se no Cad. Saúde Pública, 4 na Interface - Comunicação, Saúde, 1 no Caderno de Saúde Pública, 1 na Rev. Soc. Bras. Med. Trop, 1 no Programas de Pós-graduação da CAPES. Com relação ao delineamento do estudo, destacam-se os qualitativos com 73%, seguidos dos quali-quantitativo 18% e 9% quantitativo. Concluiu-se que a educação em saúde desenvolvida principalmente pelos profissionais da saúde, é oportuna como medida de promoção da saúde, e contribui para a integralidade da assistência a saúde, prevenindo e controlando o dengue. No entanto, ressalta-se que há uma grande necessidade de se reformular as atividades educativas, com o intuito de torná-las mais eficientes, quanto ao engajamento da população na prevenção do dengue, por meio da prática das medidas de controle necessárias, que segundo os estudos analisados, não tem sido suficientes para a diminuição dos níveis de infestação dos vetores do dengue.
Abstract: This study aims to identify the educational actions in dengue control. For a survey of articles in the literature on the proposed topic was held an integrative review, whose search was made on the basis of national banks as the Health Virtual Health Library - VHL (Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information Health), Database of Nursing (BDENF) Scientific electronic library online (SciELO) and in Post-graduate CAPES, indexed in these databases between the years 1997 to 2008. We prepared an instrument for data collection, consisting of data to the author (profession, title, place of work), and publishing data on the study variables. The results showed that the professional training of the first author of articles, 46% of them are professors and researchers, teachers 36% 9% 9% a biologist and technologist. In relation to the titration of the authors, it appears that there is a predominance of doctors (55%), followed by Masters (27%) and post-doctors (18%). In the case of disclosure of the vehicle, 73% of studies were published in SCIELO, 18% in BIREME, and 9% in the Graduate Program CAPES. As the year of publication, it was observed that were published between the years 1997 to 2008 in different journals, of which 4 are in Bull World Health Organ, 4 Interface - Communication, Health, one in the terms of Public Health, 1 in Rev. Soc Bras. Trop, one in the Post-graduate CAPES. With respect to study design, we highlight the qualitative with 73%, followed by qualitative and quantitative 18% and 9% quantitative. It was concluded that health education developed mainly by health professionals, is as timely as health promotion, and contributes to the integrity of health care, preventing and controlling dengue. However, we emphasize that there is a need to reformulate the educational activities, in order to make them more efficient, how to engage the population in the prevention of dengue, through the practice of the necessary control measures, which according the studies analyzed, there has been sufficient to reduce the levels of infestation of vectors of dengue.
Assunto: Educação Continuada em Enfermagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWKLL
Data do documento: 28-Ago-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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