Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUH5H
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Gestão da informação em pequenas e médias empresas: o impacto das tecnologias de inforamção na Auto Comercial Diamantina S.A
Authors: Maria da Graca Eulalio de Souza Bertucci
First Advisor: Marlene de Oliveira
First Referee: Ricardo Rodrigues Barbosa
Second Referee: Beatriz Valadares Cendon
Third Referee: Antonio Luiz Marques
Abstract: Esta pesquisa procurou descrever e analisar o impacto das tecnologias de informação e comunicação - TICs - na gestão de pequenas e médias empresas - PME - não metropolitanas. Para isto foi selecionada a Auto Comercial Diamantina S.A, em Diamantina, Minas Gerais, uma concessionária de veículos da rede Volkswagen. Como o estudo pretendeu analisar a relação das TICs na gestão da informação, considerando influências culturais da organização e as caracterírticas das PMEs, foram estabelecidas e estudadas as seguintes categorias de análise: (a) tipos de tecnologias de informação e comunicação utilizadas; (b) influências da Volkswagen no uso da informação; (c) fatores motivadores à inserção das tecnologias de informação; (d) aspectos da cultura organizacional; (e) barreiras percebidas na utilização das tecnologias; (f) impactos das tecnologias de informação e comunicação percebidos na coleta, distribuição e uso dos sistemas de informação selecionados. A estrutura analítica dos impactos das TICs na empresa foi baseada no modelo estruturalista de Orlikowski. A partir deste modelo, derivam todas as demais discussões feitas.Percebeu-se que a interação entre os usuários, a empresa e as TICs é influenciada pelas características do artefato tecnológico, pelas características dos agentes sociais, do contexto cultural e da forma como todos interpretam e usam essas tecnologias. As três principais consequências da inserção das TICs na auto Comercial foram o maior acesso à informação, as inovações incrementais e maior confiabilidade das informações internas. Também verificou-se que a utilização das TICs na Auto Comercial não trouxe influências diretas na sua lucratividade. Sua participação, todavia, ajuda à empresa a se manter sobrevivente num mercado que, no momento, lhe é desfavorável. As conclusões a respeito da contribuição das TICs na gestão da informação de empresas de pequenos e médio porte indicam que a infra-estrutura tecnologica ea difusão das TICs, por si só não garantem a inserção das PMEs na economia da inovação, tão pouco garante aumentos na competitividade devido à modernização de suas infra-estruturas de telecomunicação. ganhos de competitividade podem ocorrer quando a adoção das TICs esta inserida num processo maior, numa estratégia que envolva conhecimento sobre os valores organizacionais, reformas estruturais, treinamentos e poilíticas de incentivos locais e estatais. Explicitamente com relação à informação, a adoção das TICs não garante resolver todas as questões ligadas ao seu processamento e disseminação nas PMEs. Quando hà integração entre homem e tecnologia, através de suas relações sociais e culturais, é que a organização pode garantir o melhor proveito do conhecimento de seus funcionários, compartilhamento de idéias e informação. É ai que reside a importância da gestão da informação no contexto das pequenas e médias empresas
Abstract: This research focused on the description and analysis of the impact of information and communication technologies - IT - in the information management of small and medium size enterprises - SME. So, a medium-sized, non-metropolitan company located in Diamantina, Minas Gerais was selected. Auto Comercial Diamantina S.A. is an authorized Volkswagen car dealer. As the study intended to analyze the relation of IT in information management, considering cultural influences of the organization and the characteristics of SME, the following analysis categories were established and studied: (a) types of information and communication technologies that were utilized; (b) influence of Volkswagen in information use; (c) motivational factors for the use of information technologies; (d) aspects of the cultural background of the company; (e) perceived barriers during the use of those technologies; (f) impacts of information and communication technologies noticed during collection, distribution and information use in the selected information systems. The analytic structure of the impact of the technologies of information and communication on the company was based on the structural model of Orlikowski. This model was the source for all discussions that were performed. It was noticed that the interaction between users, company and IT is influenced by the characteristics of the technological artifact, by the characteristics of social agents, by the cultural context and by the way that people interpret and use these technologies. The three main consequences of the insertion of IT in Auto Comercial were more information access, incremental innovations and greater reliability of internal information. It was also verified that the use of IT in Auto Comercial didn't bring any direct influence on its profitability. Its presence, though, helps the company to stay afloat and to search for alternatives in this presently unfavorable environment. The conclusions regarding the contribution of IT to information management of small and medium size companies indicate that the technological infrastructure and the diffusion of IT, guarantee neither the insertion of SME in the economy of innovation nor the increases in competitiveness due to modernization of their telecommunication infrastructures. Gains of competitiveness may happen when the adoption of IT is inserted in a larger process, in a strategy that involves knowledge of organizational values, structural reforms, training and policies of local and state incentives. Explicitly regarding information, the adoption of IT is not a guarantee for solving all matters related to its processing and dissemination in SME. When there is integration between man and technology, through social and cultural relations, the company may ensure the best benefit of the know-how of its employees, the sharing of ideas and information. That is where resides the importance of the information management in the context of small and medium size companies.
Subject: Pequenas e médias empresas
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Informação para negócios
Ciência da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9PUH5H
Issue Date: 10-Jul-2003
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_da_graca_eulalio_de_souza_bertucci.pdf6.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.