Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMEJ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Uma sequência didática investigativa sobre fotossíntese: um relato de experiência de um trabalho com alunos do ensino fundamental
Autor(es): Joseli Tatiana da Silva Menezes
primer Tutor: Fabio Augusto Rodrigues e Silva
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência investigativa para a construção do conhecimento sobre fotossíntese. Essa sequência foi aplicada em uma turma do ensino fundamental II. Fotossíntese é um processo muito importante para todos os seres vivos e se faz necessário o entendimento de seu processo pelos alunos. Entretanto, esse tema é de difícil compreensão, muitos alunos apresentam dificuldades, como por exemplo, em diferenciar o conceito de fotossíntese do conceito de respiração e decoram equações descontextualizadas. A sequência investigativa desenvolvida apresenta uma situação problema, que desperta o interesse, a participação e instigue o aluno a explorar as ideias para a elaboração de hipóteses por meio de uma discussão em grupo a respeito da fotossíntese. A aula prática possibilitou aos alunos a manipulação de material para a realização do experimento, permitiu ao aluno fazer medidas, a fazer observações e comunicar os resultados obtidos pelo grupo. Os alunos participaram de todas as etapas da investigação, desde a proposição de hipóteses até a elaboração dos resultados. Os dados foram obtidos através da análise das respostas apresentadas a situação problema e ao questionário. Na sequência didática desenvolvida foi analisada as características de uma atividade investigativa: valorização da autonomia dos alunos em sala de aula na elaboração de hipóteses, participação, posicionamento crítico na resolução da problematização e na divulgação dos resultados. Com este trabalho investigativo os alunos obtiveram bons resultados e conseguiram compreender o processo e a importância da fotossíntese para os seres vivos.
Asunto: Ciência
Ensino fundamental  
Fotossíntese  
Biologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMEJ
Fecha del documento: 6-dic-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
joseli_tatiana_vers_o_final.pdf520.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.