Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMEJ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Uma sequência didática investigativa sobre fotossíntese: um relato de experiência de um trabalho com alunos do ensino fundamental |
Autor(es): | Joseli Tatiana da Silva Menezes |
primer Tutor: | Fabio Augusto Rodrigues e Silva |
Resumen: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência investigativa para a construção do conhecimento sobre fotossíntese. Essa sequência foi aplicada em uma turma do ensino fundamental II. Fotossíntese é um processo muito importante para todos os seres vivos e se faz necessário o entendimento de seu processo pelos alunos. Entretanto, esse tema é de difícil compreensão, muitos alunos apresentam dificuldades, como por exemplo, em diferenciar o conceito de fotossíntese do conceito de respiração e decoram equações descontextualizadas. A sequência investigativa desenvolvida apresenta uma situação problema, que desperta o interesse, a participação e instigue o aluno a explorar as ideias para a elaboração de hipóteses por meio de uma discussão em grupo a respeito da fotossíntese. A aula prática possibilitou aos alunos a manipulação de material para a realização do experimento, permitiu ao aluno fazer medidas, a fazer observações e comunicar os resultados obtidos pelo grupo. Os alunos participaram de todas as etapas da investigação, desde a proposição de hipóteses até a elaboração dos resultados. Os dados foram obtidos através da análise das respostas apresentadas a situação problema e ao questionário. Na sequência didática desenvolvida foi analisada as características de uma atividade investigativa: valorização da autonomia dos alunos em sala de aula na elaboração de hipóteses, participação, posicionamento crítico na resolução da problematização e na divulgação dos resultados. Com este trabalho investigativo os alunos obtiveram bons resultados e conseguiram compreender o processo e a importância da fotossíntese para os seres vivos. |
Asunto: | Ciência Ensino fundamental Fotossíntese Biologia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMEJ |
Fecha del documento: | 6-dic-2014 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
joseli_tatiana_vers_o_final.pdf | 520.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.