Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMEJ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fabio Augusto Rodrigues e Silva | pt_BR |
dc.creator | Joseli Tatiana da Silva Menezes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T06:18:06Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T06:18:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMEJ | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência investigativa para a construção do conhecimento sobre fotossíntese. Essa sequência foi aplicada em uma turma do ensino fundamental II. Fotossíntese é um processo muito importante para todos os seres vivos e se faz necessário o entendimento de seu processo pelos alunos. Entretanto, esse tema é de difícil compreensão, muitos alunos apresentam dificuldades, como por exemplo, em diferenciar o conceito de fotossíntese do conceito de respiração e decoram equações descontextualizadas. A sequência investigativa desenvolvida apresenta uma situação problema, que desperta o interesse, a participação e instigue o aluno a explorar as ideias para a elaboração de hipóteses por meio de uma discussão em grupo a respeito da fotossíntese. A aula prática possibilitou aos alunos a manipulação de material para a realização do experimento, permitiu ao aluno fazer medidas, a fazer observações e comunicar os resultados obtidos pelo grupo. Os alunos participaram de todas as etapas da investigação, desde a proposição de hipóteses até a elaboração dos resultados. Os dados foram obtidos através da análise das respostas apresentadas a situação problema e ao questionário. Na sequência didática desenvolvida foi analisada as características de uma atividade investigativa: valorização da autonomia dos alunos em sala de aula na elaboração de hipóteses, participação, posicionamento crítico na resolução da problematização e na divulgação dos resultados. Com este trabalho investigativo os alunos obtiveram bons resultados e conseguiram compreender o processo e a importância da fotossíntese para os seres vivos. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Atividade investigativa | pt_BR |
dc.subject | Fotossíntese | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Fotossíntese | pt_BR |
dc.subject.other | Biologia | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática investigativa sobre fotossíntese: um relato de experiência de um trabalho com alunos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
joseli_tatiana_vers_o_final.pdf | 520.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.