Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMEJ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabio Augusto Rodrigues e Silvapt_BR
dc.creatorJoseli Tatiana da Silva Menezespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T06:18:06Z-
dc.date.available2019-08-10T06:18:06Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9VZMEJ-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência investigativa para a construção do conhecimento sobre fotossíntese. Essa sequência foi aplicada em uma turma do ensino fundamental II. Fotossíntese é um processo muito importante para todos os seres vivos e se faz necessário o entendimento de seu processo pelos alunos. Entretanto, esse tema é de difícil compreensão, muitos alunos apresentam dificuldades, como por exemplo, em diferenciar o conceito de fotossíntese do conceito de respiração e decoram equações descontextualizadas. A sequência investigativa desenvolvida apresenta uma situação problema, que desperta o interesse, a participação e instigue o aluno a explorar as ideias para a elaboração de hipóteses por meio de uma discussão em grupo a respeito da fotossíntese. A aula prática possibilitou aos alunos a manipulação de material para a realização do experimento, permitiu ao aluno fazer medidas, a fazer observações e comunicar os resultados obtidos pelo grupo. Os alunos participaram de todas as etapas da investigação, desde a proposição de hipóteses até a elaboração dos resultados. Os dados foram obtidos através da análise das respostas apresentadas a situação problema e ao questionário. Na sequência didática desenvolvida foi analisada as características de uma atividade investigativa: valorização da autonomia dos alunos em sala de aula na elaboração de hipóteses, participação, posicionamento crítico na resolução da problematização e na divulgação dos resultados. Com este trabalho investigativo os alunos obtiveram bons resultados e conseguiram compreender o processo e a importância da fotossíntese para os seres vivos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subjectFotossíntesept_BR
dc.subject.otherCiênciapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental  pt_BR
dc.subject.otherFotossíntese  pt_BR
dc.subject.otherBiologiapt_BR
dc.titleUma sequência didática investigativa sobre fotossíntese: um relato de experiência de um trabalho com alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joseli_tatiana_vers_o_final.pdf520.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.