Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWNXK
Type: Monografias de Especialização
Title: Gestão escolar: impasses e possibilidades nas relações de trabalho na escola
Authors: Sandra Marcianita de Oliveira Jardim
First Advisor: Alexandre Gomes Soares
Abstract: Este estudo propõe uma análise sobre as relações de trabalho da Escola Municipal Helena Antipoff, seguindo a metodologia de pesquisa bibliográfica. Destaca o papel do gestor escolar e as dimensões conflitivas advindas de impasses oriundos das relações em diversas formas e regimes de trabalho, vislumbrando possibilidades de melhorias destas relações numa gestão democrática da escola, bem como seu reflexo na ampliação destas com toda a comunidade escolar. Sobretudo, neste cenário o objetivo é refletir sobre as relações elencadas no Projeto Político Pedagógico da escola; enquanto ações alicerçadas em uma prática profissional responsável. Por fim, à luz de alguns autores estudados como Cury(2009), Japecanga(2000), Monlevade(2001) e Perrenoud(2001); propõe rever os caminhos que se abrem às possibilidades, como resultados alcançados sob o prisma de uma Gestão verdadeiramente democrática.
Subject: Escolas Organização e administração
Escolas Administração de pessoal
Professores Ambiente de trabalho
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WWNXK
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_sandramarcianitadeoliveirajardim.pdf698.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.