Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV
Type: Monografias de Especialização
Title: Família e escola: parceiras no processo ensino-aprendizagem
Authors: Maria Aparecida de Almeida
First Advisor: Sandra Maria Glória da Silva
Abstract: O interesse pelo tema relação família-escola surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessa escola destaca-se a reduzida interação da família dos alunos com o ambiente escolar. Conforme exposto no projeto político pedagógico (PPP) dessa escola, a pequena participação da família tanto na vida escolar dos alunos quanto na gestão escolar indica que a parceria entre essas duas instituições precisa ser aprimorada. Embora a Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz ofereça dentro de sua gestão democrática a liberdade de participação de todos os seus segmentos e comunidade escolar, tendo como visão a liberdade de expressão e estando sempre aberta para novas sugestões que possam contribuir para fazer desse espaço um ambiente saudável, principalmente participativo, aberto as novas propostas e sugestões. Pretende-se por meio desse trabalho analisar a relação das famílias com a escola visando o desempenho escolar dos alunos. Inicialmente, realizou-se levantamento de produções acadêmicas sobre esse tema e notou-se que essa é uma dificuldade enfrentada por muitas escolas atualmente. Em seguida, utilizaram-se principalmente as obras Barreto (2005), Polonia e Dessen (2005), Paro (2007), Sousa e José Filho (2008) para discutir e examinar os desafios a serem superados por essa instituição de ensino. A partir desse estudo, percebeu-se a necessidade de ampliar o conhecimento acerca dessa escola e do local onde se encontra situada para que haja um trabalho de criação de novas atitudes tanto da parte das famílias quanto da escola. Além de criar formas adequadas de envolvimento com as famílias e mesmo aquelas pessoas que se identificam com os problemas da escola e colaboram de forma espontânea com ela.
Subject: Educação Participação dos pais
Família Educação
Escolas Organização e administração
Lar e escola
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCJDV
Issue Date: 1-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
01_maria_aparecida_de_almeida__22_03_15doc__2_.pdf331.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.