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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Trens de alta velocidade: perspectiva de implantação no Brasil
Autor(es): Flavio Lucio de Carvalho
Primeiro Orientador: Marcelo Franco Porto
Resumo: Em muitos países se utiliza o transporte ferroviário para o transporte de passageiros, de maneira eficiente e funcional, em viagens de médias e longas distâncias. Com a evolução do sistema de transporte ferroviário chegou-se aos Trens de Alta Velocidade (TAV), atualmente existentes em diversos outros países. No Brasil, para o transporte de passageiros em viagens médias a longas, utiliza-se quase que exclusivamente o transporte aéreo ou rodoviário. Um projeto para implementação do primeiro Trem de Alta Velocidade no País, interligando as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, foi elaborado pelo Governo Federal, em parceria com a Agência Nacional de Transporte Terrestre ANTT e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tendo como público alvo pessoas que utilizariam o transporte aéreo para o deslocamento entre estas cidades. Este trabalho tem como objetivo indicar elementos e características previstas para o sistema, de modo a contextualizar e promover reflexões, acerca da implantação do TAV no Brasil. Para isso, foi utilizada uma metodologia de cunho exploratório, com abordagem qualitativa sobre o assunto, através de pesquisa bibliográfica em meio científico e nos relatórios apresentados pelo Consórcio Halcrow Sinergia. Foram apresentadas informações sobre o funcionamento do TAV em outros países e os serviços atualmente disponíveis para o transporte no caso brasileiro. Sendo ainda, apresentadas características do projeto proposto, estudos do traçado, estimativas de custo, tempos de viagem, informações de demandas e receitas geradas a partir da implantação do TAV, além de análises e conclusões sobre a proposta de implantação do sistema de alta velocidade no País.
Assunto: Logística empresarial
Transporte ferroviário
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZKKD2
Data do documento: 30-Jun-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

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