Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A28NQ4
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O zebrafish (Danio rerio) como modelo de estudo das bases desenvolvimentais da esquizofrenia: regulação da via intracelular dopaminérgica DARPP-32/Akt durante o neurodesenvolvimento
Autor(es): Rafaela Almada Amaral
Primeiro Orientador: Flavio Afonso Goncalves Mourao
Resumo: A dopamina (DA) é um neurotransmissor monoaminérgico da família das catecolaminas e precursor de outros neurotransmissores catecolamínicos como: noradrenalina e adrenalina. Ela está envolvida em inúmeras funções desde o controle do movimento a processos cognitivos e motivacionais, por exemplo, mecanismos de formação de memórias (MA e LOPEZ, 2003). As primeiras etapas da síntese de DA consiste na conversão da tirosina em L-DOPA (l-3,4-diidroxifenilalanina ou levodopa) e esta por sua vez, em DA. Essas reações são catalisadas pela enzima tirosina hidroxilase (TH) e pela descarboxilase de aminoácido aromático (AADD), respectivamente, as quais sintetizam DA no terminal pré-sináptico do neurônio dopaminérgico (RINK e WILLIMANN, 2002). Após o processo de síntese, a DA é armazenada em vesículas sinápticas e liberada quando há despolarização da membrana pré-sináptica do neurônio dopaminérgico.
Assunto: Zebra danio
Esquizofrenia
Neurociências
Sistema dopaminergico
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A28NQ4
Data do documento: 3-Jun-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projeto_tcc_rafaela_a.pdf416.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.