Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ENUH
Type: Monografias de Especialização
Title: O uso da gestão de conteúdo no processo de assessoria de imprensa via web: proposta de modelo de sala de imprensa online para o CREA-Minas
Authors: Iane Mirley Costa Chaves
First Advisor: Frederico Cesar Mafra Pereira
First Referee: Jorge Tadeu de Ramos Neves
Abstract: Esse trabalho trata do uso dos Sistemas de Gestão de Conteúdo no processo de Assessoria de Imprensa via web. Com base nisso, o objetivo do trabalho é apresentar uma proposta de modelo de Sala de Imprensa Online para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), utilizando modelos de Sistemas de Gestão de Conteúdo, os CMS (da sigla em inglês Content Management Systems) para a divulgação das notícias do Conselho. No contexto atual de um mundo globalizado e competitivo, estabelecer contato com os seus diversos públicos, sobretudo jornalistas, e se tornar uma organização acessível garante fidelidade e respeito. A sugestão é que o modelo adotado pela instituição passe a ser mais dinâmico, evidenciando também o contato virtual para a divulgação das ações da autarquia. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa e foi utilizado a metodologia de estudo de caso na instituição Crea-Minas, com realização de entrevistas em profundidade com os gestores, além de entrevistas com quatro instituições referências no seu segmento que já possuem Salas de Imprensa Online e fazem uso dos Sistemas de Gestão de Conteúdo para operacionalizá-las. Foi realizada ainda a técnica de observação das Salas de Imprensa Online das instituições pesquisadas. A proposta de criação de uma Sala de Imprensa Online seria mais um espaço para reforçar o papel do Crea-Minas, principalmente, para os jornalistas, que são formadores de opinião. Com a adoção desse novo modelo, a autora acredita que o relacionamento com os jornalistas será reforçado em função da manutenção de um espaço dedicado, sobretudo, a eles. Isso mostra a preocupação do Conselho em estreitar laços com o seu público e se mostrar disponível para atender toda demanda da imprensa.
Subject: Assessores de imprensa  
Jornalismo eletrônico  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ENUH
Issue Date: 21-Oct-2014
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
espgestaoestrateginformacao_ianemirleycostachaves_monografia.pdf620.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.