Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A39G8B
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Abordagem de roadmapping na geração de diretrizes de inovação para conglomerados industriais
Autor(es): Leonel Del Rey de Melo Filho
Primeiro Orientador: Reynaldo Maia Muniz
Primeiro Coorientador: Carlos Alberto Goncalves
Primeiro membro da banca : Carlos Alberto Goncalves
Segundo membro da banca: Anderson de Souza Sant'anna
Terceiro membro da banca: Ronaldo Darwich Camilo
Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar o processo de utilização da abordagem de roadmapping na geração de diretrizes de inovação para conglomerados industriais. Os estudos sobre roadmapping baseiam-se principalmente em experiências realizadas em firmas privadas. Nesta pesquisa, foram realizados dois estudos de casos de programas promovidos por organizações de apoio empresarial, com o suporte da universidade e do governo do estado, para o planejamento estratégico normativo e coletivo de conglomerados industriais localizados no estado de Minas Gerais Brasil. Para investigar os casos, foram utilizados três métodos de pesquisa de campo, cujos dados foram tratados e triangulados. Em ambos os casos utilizaram-se a observação participante e análises de documentos, mas houve uma diferença nos estudos. No primeiro, realizou-se uma entrevista estruturada para o levantamento dos resultados globais. O processo de roadmapping mostrou-se viável, usável e útil. No segundo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e uma análise de conteúdo, por meio da análise de avaliação e de uma técnica ainda relativamente pouco conhecida, a centering resonance analysis (CRA). O propósito foi investigar o impacto do processo de roadmapping nos três objetivos específicos: melhorar a compreensão dos empresários sobre novos mercados; auxiliar a tomada de decisão quanto a novos investimentos; e melhorar a relação entre as firmas. Estes tratamentos revelaram resultados complementares. Os processos de roadmapping estudados contribuíram para a geração de diretrizes de inovação em dois contextos dinâmicos e distintos, criando uma orientação estratégica prospectiva e compartilhada, que identifica as medidas necessárias à transformação em direção a uma visão de futuro. O uso da abordagem de roadmapping induziu a conexão entre diferentes atores interessados, como indústrias, organizações de apoio empresarial, governo e universidade, que possuíam perspectivas divergentes e informações limitadas, permitindo, assim, o alinhamento de suas ações em direção a objetivos comuns. Tais processos envolveram diferentes níveis de agregação de pessoas: nível de rede, da firma e funcional. Geralmente, os estudos sobre diretrizes de inovação fazem parte apenas do nível de rede. O roadmapping baseou-se, principalmente, nas perspectivas estratégicas da Visão Baseada em Recursos, em especial das Capacidades Dinâmicas e da baseada no conhecimento, por envolver a gestão da tecnologia e inovação e o compartilhamento das visões de diferentes pessoas para a prospecção dos componentes estratégicos necessários à formulação das diretrizes. O uso do roadmapping, aparentemente, influenciou os sistemas de inovação, mesmo não instituídos, em pelo menos dois níveis: da firma e da rede de organizações. Também, auxiliou a organização e governança dos conglomerados. Os processos foram diferentes daqueles encontrados na literatura. O primeiro caso compreendeu treze etapas e o segundo quatorze. Ambos os processos intercalaram as etapas de planejamento inicial, preparações, oficinas de trabalho e finalização. Os casos, explicitamente o segundo, mostraram que a abordagem de roadmapping contribuiu para prover capacidades aos participantes. Ao final do segundo caso, houve a percepção de que haveria melhor compreensão do mercado do setor-cliente alvo, melhor direcionamento à tomada de decisão de investimentos atuais e futuros e uma maior integração entre as firmas. A análise de CRA reforçou a consistência desta conclusão. As características comuns inerentes às arquiteturas dos roadmaps permitiram construir uma arquitetura genérica, para a geração de diretrizes de inovação para conglomerados industriais. Por fim, sugeriu-se um modelo de aceleração da inovação (MAI) para conglomerados industriais, abrangente, na abordagem de roadmapping. Sugere-se que ele seja adaptado, tanto para orientar pesquisadores quanto para guiar gestores na geração de diretrizes de inovação para conglomerados industriais.
Abstract: The aim of this study was to analyze the roadmapping approach process in generating innovation policies for industrial clusters. Roadmapping studies are mainly based on private companies experiences. In this research were executed two case studies about programs promoted by business support organizations, with support from the university and the state government, for the normative and collective industrial clusters strategic planning in the state of Minas Gerais - Brazil. To investigate these cases were used three methods for field research and data were processed and triangulated. In both cases were used participant observation and document analyzes, but there was a difference in the studies. In the first was achieved a structured interview to get the overall results. The roadmapping process proved viable, usable and useful. In the second a semi-structured interviews were conducted and was used the content analysis by evaluation analysis and the centering resonance analysis (CRA) a lesser known technique. The purpose was to investigate the impact of the roadmapping process in three specific aims: improved entrepreneur understanding about new markets; support in decision making on new investments; improving the relationship between firms. These treatments showed complementary results. The roadmapping processes studied contributed to the generating innovation policies in two dynamic and different contexts, creating a forward-looking and shared strategic direction that identifies the necessary steps for the transformation towards a future vision. The use of roadmapping approach induced the connection between different stakeholders, such as industry, business support organizations, government and university, which had divergent views and limited information, thus allowing the alignment of their actions toward common goals. Such processes involved different levels of people aggregation: network, firm and functional level. Generally, the network level is used in innovation policies studies. The roadmapping was mainly based on Resource-Based View, especially Dynamic Capabilities and knowledge-based strategic perspectives. It involves the technology and innovation management and the sharing of views of different persons for the strategic components foresight necessary for policies formulation. The use of roadmapping apparently influenced the innovation systems, even not established, in at least two levels: the firm and network organizations. The processes were different from those found in the literature. The first case had thirteen steps and the second fourteen. Both processes interspersed the initial planning, preparations, workshops and finalization stages. The cases, the second explicitly, showed that the roadmapping approach contributed to provide participants capabilities. At the end of the second case, there was the perception that there would be a better understanding of the new markets, better targeting decision-making of current and future investment and greater integration between firms. The CRA analysis reinforced the consistency of this conclusion. The roadmaps architectures common characteristics allowed building a generic architecture for the generating innovation policies for industrial clusters. Finally, it was suggested a comprehensive innovation accelerator model (IAM) in roadmapping approach for industrial clusters. It is suggested that it should be adapted so as to guide researchers to guide managers in generating innovation policies for industrial clusters.
Assunto: Administração de empresas Inovações tecnológicas
Administração
Concentração industrial
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A39G8B
Data do documento: 27-Mar-2015
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