Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3GFFV
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Um estudo sobre as representações sociais dos pais e encarregados de educação do Colégio Padre Builu em Cabinda/Angola: relação família escola
Authors: Ana Esperanca Futi Bambi
First Advisor: Maria Isabel Antunes Rocha
First Referee: José Manuel Sita Gomes
Second Referee: Raquel Martins de Assis
Abstract: Esse estudo tem como proposta pesquisar as representações sociais dos pais e encarregados de educação do Colégio Padre Builu em Cabinda/Angola - Relação Família Escola. Dadas as pressões continuas na sociedade, com as alterações na estrutura da organização familiar, interessa-nos saber qual o entendimento que os pais e encarregados de educação têm sobre a escola, principalmente sobre a escola em que seus educandos estão inseridos. Para melhor compreender esta temática apegamo-nos na teoria das representações sociais de (Moscovici, 1961). O posicionamento das famílias relativamente a escola adquire hoje diferentes níveis de entendimento. Esses níveis são fortemente articulados pelas culturas de origem que podem variar, entre outras, pela posição social, pelos níveis de escolaridade obtidos, pelas suas ambições pessoais e pelas expectativas que têm para educaçao dos filhos. Assim e pratica comum as famílias mais favorecidas e com maiores níveis de escolaridade entenderem a escola como um desígnio, uma fase necessária, uma meta que tem de ser alcançada para que os seus educandos possam prosseguir os estudos e continuar a trajetória da família. Mas de maneira geral os pais/encarregados tendem a ver a escola como distante da família, como um espaço onde não exercem sua autoridade. A pesquisa foi desenvolvida numa escola privada ao norte de Angola, província de Cabinda, tendo envolvido a direção da escola, os pais/ encarregados de educação da Comissão de pais e outros encarregados não pertencentes a Comissão. Os dados foram obtidos através de observações das reuniões dos pais/encarregados com a direção do Colégio, análise das atas da Comissão referente aos anos de 2012-2013, entrevista e questionário. Os resultados revelam que o grupo pesquisado apresenta três formas diferenciadas de representar a escola. No primeiro os pais e encarregados mantém a forma de pensar/sentir sobre a relação com a escola como um espaço distante da família. No segundo os Pais/encarregados que estão alterando a forma de pensar/sentir/agir sobre a relação com a escola. No terceiro os pais/encarregados que já estão conseguindo pensar/sentir/agir com a escola numa relação mais próxima. Para continuidade dos estudos observamos a necessidade de focalizar os estudos também com os pais/encarregados que não participam diretamente de nenhuma atividade que o aproxime da escola.
Abstract: Este estudio se basa en se señala en las representaciones sociales de los padres a cargo de Padre Builu Facultad de Educación en Cabinda/Angola -Familia de la Escuela de Relaciones. Dadas las continuas presiones de la sociedad, com las alteraciones en la estructura familiar de la organización, estamos interesados en saberlo que el entendimiento de que los padres tutores tienen sobre la escuela, la educación y sobre todo acerca de la escuela, donde se insertan sus estudiantes a entender mejor este tema nos aferramos en la teoría de las representaciones sociales (Moscovici, 1978). La escuela relación familiar com respecto a la escuela hoy conseguir diferentes pesos y niveles de entendimiento que, de conformidad con los intereses de lo que está en juego. Estos intereses están fuertemente arrugados por las culturas de origen puede variar, entre otros, la posición social, por nivel de estudios, por sus ambiciones personales y las expectativas que tienen para la educación de los niños. Esta es una práctica común de las familias más favorecidas entender la escuela como un diseño, , un objetivo que debe alcanzarse para que sus estudiantes puedan continuar sus estudios y elaborar otros objetivos. La investigación se realizó en una escuela privada al norte de Angola, la provincia de Cabinda, e involucró a la junta escolar, los padres /tutores del comité de padres y otros encargados fuera de la comisiónes cortando sus líneas en las reuniones com la junta escolar. Los datos fueron obtenidos a través de observaciones de las reuniones de padres encargados de la dirección de la universidad, los informes de análisis y los formularios de inscripción para los años 2012-2013, la encuesta de entrevistas y cuestionarios. Los resultados mues tran que hay tres grupos de carga, donde cada uno de ellos se presenta de una manera independiente de la representación que tienen en la escuela. De los cuales: 1.Los padres que mantiene el pensamiento/sentimiento acerca de la relacióncon la escuela como un espacio lejano de la familia; 2. Los padres/ tutor es que están cambiando la forma de pensar/ sentir/acto en la relación con la escuela; 3. Los padres/ tutor es que ya están manejando para pensar/sentir/acto con la escuela en una relación más estrecha.
Subject: Educação Participação dos pais
Pais e professores
Educação
Representações sociais Angola
Comunidade e escola Angola
Angola Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3GFFV
Issue Date: 22-Dec-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_ana_bambi_ambr_sio.pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.