Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3KE4F
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carlos Mauricio Vieirapt_BR
dc.creatorCarlos Augusto Carazzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T18:40:57Z-
dc.date.available2019-08-09T18:40:57Z-
dc.date.issued2015-09-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3KE4F-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the best business performance that can be achieved by small and medium-sized retail businesses of supermarkets through inventory management, using techniques for the replacement, control and shipment of goods. Is adopted focused on the importance of the control and management of goods stocks in supermarket retail, specifically in the small and medium company operating in this segment. The main issues related to the management of the supply chain in retail distribution stages, with the main shaft using specific techniques adopted as a strategic tool in the decision-making process. The study focuses on small and medium retail company in Belo Horizonte, Minas Gerais, their strategies and modes of operation and seeks to relate certain business performance indicators with the level of replenishment of inventories of goods in each company of the sample. After the interviews conducted by the author of this work, based on research questionnaire, he realized that the four (04) supermarkets small and medium-sized respondents, 03 (three) are willing to make investment in the implementation of structured systems for Inventory Management. But the four (04) Owners of supermarkets interviewed, 02 (two) still prefer themselves take all decisions, based on some limited information available, following their intuition or "savvy" business. Only two (02) of the sample companies in the survey keeps track of its inventory by item and use reports provided by their computer systems to aid decisions on the replenishment of these stocks. We conclude that there is a lack of specialized staff of professionals in inventory management in almost all of the companies studied, and there is a lack of computerized inventory management systems, making it difficult and control of losses and waste in the operation of the store.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa investigar sobre o melhor desempenho empresarial que pode ser obtido pelas pequenas e médias empresas do varejo de supermercados através da gestão de estoque, utilizando técnicas para a reposição, controle e expedição das mercadorias. Adota-se como foco a importância do controle e gestão dos estoques de mercadorias no varejo de supermercados, especificamente na pequena e média empresa que atua nesse segmento. As principais questões relacionadas com o gerenciamento da cadeia de suprimentos nas etapas de distribuição do varejo, tendo como eixo principal a utilização de técnicas especificas adotadas como ferramenta estratégica no processo de tomada de decisão. O estudo focaliza a pequena e média empresa de varejo em Belo Horizonte, Minas Gerais, suas estratégias e modos de operação e procura relacionar determinados indicadores de desempenho empresarial com o nível de reposição dos estoques das mercadorias em cada empresa da amostra estudada. Após as entrevistas conduzidas pelo autor deste trabalho, baseadas no questionário de pesquisa, percebeu que dos 04 (quatro) supermercadistas de pequeno e médio porte entrevistados, 03 (três) estão dispostos a fazer investimento na implantação de sistemas estruturados para a Gestão de Estoque. Mas dos 04 (quatro) Proprietários de supermercados entrevistados, 02 (dois) ainda preferem eles mesmos tomarem todas as decisões, baseados em algumas poucas informações disponíveis, seguindo sua intuição ou tino comercial. Somente 02 (duas) empresas da amostra da pesquisa mantém controle do seu estoque por item e utilizam relatórios disponibilizados por seus sistemas informatizados para auxiliar as decisões sobre a reposição desses estoques. Concluímos que há uma carência de quadros especializados de profissionais na gestão de estoques na quase totalidade das empresas estudadas, e há falta de sistemas informatizados de gestão dos estoques, o que dificulta e muito o controle sobre as perdas e desperdícios na operação da loja.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectControle e gestão de estoquespt_BR
dc.subjectCadeia de suprimentopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subject.otherAuditoriapt_BR
dc.subject.otherAuditoria internapt_BR
dc.subject.otherControladoriapt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.titleA gestão de estoque das empresas de varejo de pequeno e médio porte de Belo Horizonte - Minas Gerais: estudo sobre as Técnicas de Gestão de Estoque aplicada pelas empresas objetivando reduzir suas perdas e sobraspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Auditoria Externa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
trabalho_de_conclus_o_de_curso___carlos_augusto_carazza.pdf731.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.