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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Procedimento para avaliação do impacto da compensação reativa shunt capacitiva na estabilidade de tensão
Autor(es): Luiz Mariano Junior
Primeiro Orientador: Maria Helena Murta Vale
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de procedimento para avaliação do impacto da Compensação Reativa Shunt Capacitiva na Estabilidade de Tensão dos Sistemas Elétricos de Potência. O procedimento proposto está inserido nas atividades de Planejamento da Expansão e tem por objetivo auxiliar o processo de decisão envolvido na elaboração dos planos, visando tornar mais seguro o sistema do ponto de vista da estabilidade de tensão. A compensação reativa shunt capacitiva é amplamente aplicada nas expansões dos sistemas elétricos, pois alia aspectos positivos técnicos e econômicos, dentre os quais destacam-se: melhoria no perfil de tensão do sistema, ajuste do fator de potência das barras, diminuição de perdas, melhor aproveitamento do sistema, baixo custo e rapidez de implementação. Contudo, a adição deste tipo de compensação eleva o valor da tensão no ponto de máximo carregamento, o que pode causar problemas relacionados à estabilidade de tensão do sistema. Deve-se evitar que tal valor se aproxime da faixa operacional de tensão. Isto requer que a inclusão de uma nova compensação seja detalhadamente avaliada. A metodologia implementada nesta dissertação identifica compensações que evitam a situação delineada acima e, para tal, está estruturada em dois módulos. O primeiro tem a tarefa de listar as barras mais propícias para a compensação e o segundo indica valores máximos de compensação de maneira a se evitarem problemas de instabilidade de tensão.
Abstract: This work proposes a procedure to evaluate the impact of the Reactive Shunt Capacitive Compensation on Power System Voltage Stability. The procedure is related to Expansion Activities and aims to support planning decision process in order to increase system security to avoid voltage instability phenomenon. Reactive shunt capacitive compensation is widely applied on power systems due to several positive aspects. Among others, it provides better system voltage profile, power factor correction, power loss decrease and better exploitation of system network. Additionally, it presents low cost and simple implementation. However, the addition of this type of compensation on system network increases the bus voltage value at the maximum loading point, that may causes problems relative system voltage stability. The approximation of this dangerous condition to the usually adopted voltage operative limits must be hardly avoided. So, the decision about the inclusion of a new system compensation requires very detailed analyses. The methodology implemented in this thesis identifies adequate system compensation and is structured in two modules. The former prepares a bus ranking to receive reactive compensation, and the later points maximum compensation values to avoid system voltage instability.
Assunto: Engenharia elétrica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4KFDB
Data do documento: 22-Dez-2008
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