Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BEVY
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Perfil dos docentes de uma escola técnica do curso de enfermagem da cidade de Almenara-MG
Autor(es): Debora Oliveira Prates
Primeiro Orientador: Tania Maria Picardi Faria Costa
Primeiro membro da banca : Elizabeth Mendes das Gracas
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem quantitativa que teve com objetivo caracterizar o perfil dos docentes de uma Escola Técnica do curso de Enfermagem da cidade de Almenara/MG. A população constituiu-se de 07 docentes da instituição em questão, sendo a amostra composta por 05 docentes que aceitaram participar da pesquisa e assinar o termo de consentimento livre esclarecido. A coleta de dados foi realizada pela própria autora e o instrumento utilizado foi questionário semi-estruturado composto por questões abertas e fechadas. O estudo em questão faz parte do projeto Análise da implementação do Curso de Especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem CEFPEPE, nos oito Pólos que compõem o sistema UAB/MEC/UFMG. Os resultados mostraram que os docentes do curso técnico de enfermagem da cidade de Almenara/MG são em sua maioria enfermeiros, do sexo feminino, adultos jovens, com filhos e formados em instituições privadas entre 2006-2009. Nenhum entrevistado possui especialização na área da educação, o que pode contribuir negativamente para o processo ensino aprendizagem. Esse estudo aponta para que os docentes do curso Técnico de Enfermagem busquem a qualificação profissional na área pedagógica no sentido de não só potencializar os conhecimentos científicos adquiridos no curso de Enfermagem aos conhecimentos da área de formação pedagógica, mas, no sentido de se prepararem pedagogicamente para atuar conforme preconiza as diretrizes atuais da educação, investindo na melhoria da qualificação dos discentes do curso Técnico em Enfermagem.
Abstract: It is a descriptive, exploratory study with a quantitative approach that aimed to characterize the profile of teachers of Technical School of Nursing course from the city of Almenara / MG.A population consisted of 07 faculty members of the institution in question, and a sample of 05 teachers who agreed to participate and sign the term of free informed consent Data collection was conducted by the author and the instrument used was semi-structured questionnaire with open and closed questions. The study in question is part of the project "Analysis of the implementation of the Specialization Course in Pedagogical Training in Professional Education in Health Area: Nursing - CEFPEPE in the eight poles that make up the system UAB / MEC / UFMG" .The results showed that Technical nursing course in the city of Almenara / MG teachers are mostly nurses, female, young adults, children and trained in private institutions between 2006-2009.Nenhum respondent has expertise in education, which can contribute negatively to the learning process. This study indicates that teachers of Practical Nursing course seek professional skills in the pedagogical area in order to not only enhance the scientific knowledge acquired in the nursing course to the knowledge of the teacher training area, but in order to prepare pedagogically to act as recommended by the current guidelines of education, investing in improving the skills of students of the Technical Course in Nursing.
Assunto: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BEVY
Data do documento: 18-Mai-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc___debora_oliveira_prates.pdf783.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.