Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BEVY
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tania Maria Picardi Faria Costapt_BR
dc.contributor.referee1Elizabeth Mendes das Gracaspt_BR
dc.creatorDebora Oliveira Pratespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T08:08:57Z-
dc.date.available2019-08-14T08:08:57Z-
dc.date.issued2012-05-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BEVY-
dc.description.abstractIt is a descriptive, exploratory study with a quantitative approach that aimed to characterize the profile of teachers of Technical School of Nursing course from the city of Almenara / MG.A population consisted of 07 faculty members of the institution in question, and a sample of 05 teachers who agreed to participate and sign the term of free informed consent Data collection was conducted by the author and the instrument used was semi-structured questionnaire with open and closed questions. The study in question is part of the project "Analysis of the implementation of the Specialization Course in Pedagogical Training in Professional Education in Health Area: Nursing - CEFPEPE in the eight poles that make up the system UAB / MEC / UFMG" .The results showed that Technical nursing course in the city of Almenara / MG teachers are mostly nurses, female, young adults, children and trained in private institutions between 2006-2009.Nenhum respondent has expertise in education, which can contribute negatively to the learning process. This study indicates that teachers of Practical Nursing course seek professional skills in the pedagogical area in order to not only enhance the scientific knowledge acquired in the nursing course to the knowledge of the teacher training area, but in order to prepare pedagogically to act as recommended by the current guidelines of education, investing in improving the skills of students of the Technical Course in Nursing.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem quantitativa que teve com objetivo caracterizar o perfil dos docentes de uma Escola Técnica do curso de Enfermagem da cidade de Almenara/MG. A população constituiu-se de 07 docentes da instituição em questão, sendo a amostra composta por 05 docentes que aceitaram participar da pesquisa e assinar o termo de consentimento livre esclarecido. A coleta de dados foi realizada pela própria autora e o instrumento utilizado foi questionário semi-estruturado composto por questões abertas e fechadas. O estudo em questão faz parte do projeto Análise da implementação do Curso de Especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem CEFPEPE, nos oito Pólos que compõem o sistema UAB/MEC/UFMG. Os resultados mostraram que os docentes do curso técnico de enfermagem da cidade de Almenara/MG são em sua maioria enfermeiros, do sexo feminino, adultos jovens, com filhos e formados em instituições privadas entre 2006-2009. Nenhum entrevistado possui especialização na área da educação, o que pode contribuir negativamente para o processo ensino aprendizagem. Esse estudo aponta para que os docentes do curso Técnico de Enfermagem busquem a qualificação profissional na área pedagógica no sentido de não só potencializar os conhecimentos científicos adquiridos no curso de Enfermagem aos conhecimentos da área de formação pedagógica, mas, no sentido de se prepararem pedagogicamente para atuar conforme preconiza as diretrizes atuais da educação, investindo na melhoria da qualificação dos discentes do curso Técnico em Enfermagem.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPerfil dos docentespt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.titlePerfil dos docentes de uma escola técnica do curso de enfermagem da cidade de Almenara-MGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc___debora_oliveira_prates.pdf783.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.