Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A96JE7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliana Regina de Freitas Dutrapt_BR
dc.contributor.referee1Mary Anne Junqueirapt_BR
dc.contributor.referee2Regina Horta Duartept_BR
dc.creatorMarina Helena Meira Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T17:10:52Z-
dc.date.available2019-08-10T17:10:52Z-
dc.date.issued2015-12-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A96JE7-
dc.description.abstractThis essay analyses the representations of Brazil and American way of life in advertisements in Brazilian magazines between 1937 and 1947. These advertisements gained national importance with the Estado Novo. They gained international importance, as well. The project named Cooperation with US Advertisers in the other American Republic (that was created by the Office of Coordinator of Inter-American Affairs), interested in this work, and the rise of the Nazi-fascist regimes are exemples of this importance. The national theme and the relationship between Brazil and the United States were themes present in advertising representations, both in articles and in advertisements. Thus, advertisers became historical actors that consolidate and resignify imaginaries beyond them, such as Pan-Americanism, patriotism and nationalism. Therefore, we also consider advertisement a place for political discussion. In addition, we analyze the relations established by the advertising field in both: Estado Novo and Good Neighbor Policy, in the space between negotiations and conflicts. We problematize, then, identifications and differences built by advertisers in the representations of Brazil and the American way of life in advertisings present in three Brazilian magazines (Fon-Fon, A Cigarra e O Cruzeiro) and in two of advertising field (Publicidade e Anuário de Publicidade).pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa as representações do Brasil e do American way of life presentes em propagandas comerciais em revistas brasileiras de variedades, entre os anos de 1937-1947. As propagandas comerciais ganharam com o Estado Novo ascendente importância em âmbito nacional, como também internacional, como demonstra a criação norte-americana pelo Office of Coordinator of Inter-American Affairs do projeto de Cooperation with U.S. Advertisers in the other American Republic, de interesse direto dessa dissertação, e a ascensão dos regimes nazifascistas. As temáticas nacionais e a relação entre Brasil-Estados Unidos estiveram presentes nas representações publicitárias brasileiras, seja em artigos ou anúncios comerciais. Dessa forma, os publicitários se tornam atores históricos que consolidam e ressignificam imaginários que os ultrapassam, como o pan-americanismo, o patriotismo e o nacionalismo. Consideramos, portanto, anúncios comerciais também como lócus para discussão do político. Matizamos, ainda, as relações estabelecidas pela área publicitária tanto com o Estado Novo, quanto com a Política da Boa Vizinhança, no espaço entre negociações e conflitos. Buscamos problematizar, então, as identificações e distanciamentos construídos pelos publicitários nas representações do Brasil e do American way of life em propagadas comerciais presentes em três revistas de variedades de circulação nacional (Fon-Fon, A Cigarra e O Cruzeiro) e em duas da área publicitária (Publicidade e Anuário de Publicidade).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectAmerican way of lifept_BR
dc.subjectEstado Novopt_BR
dc.subjectRepresentações do Brasilpt_BR
dc.subjectPolítica da Boa Vizinhançapt_BR
dc.subjectCooperation with US Advertisers in the other American Republicpt_BR
dc.subject.otherPublicidadept_BR
dc.subject.otherBrasil Historia Estado Novo, 1937-1945pt_BR
dc.subject.otherHistóriapt_BR
dc.subject.otherPolítica de boa vizinhançapt_BR
dc.titleRight man com bossa: as representações do Brasil e do American way of life nas propagandas comerciais em revistas brasileiras de variedades (1937-1947)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta_ao_marina_helena_meira_carvalho.pdf4.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.